A nova Escola Sesi Paulo Ignácio Heineck, em Lajeado, é considerada um marco na modernização dos métodos de ensino. O complexo será inaugurado em 29 de novembro, próxima sexta-feira.
Custeada pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), a unidade tem mais de 4,8 mil m quadrados de área, em um investimento superior a R$ 30 milhões.
A solenidade ocorre às 10h na unidade Sesi de Lajeado, no bairro Universitário, com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. Segundo o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, a metodologia se sustenta em um modelo de ensino que alia teoria à prática, com objetivo de preparar o jovem para a carreira profissional.
“Queremos formar jovens que não só dominem o conteúdo acadêmico, mas que também sejam capazes de usar a tecnologia para colaborar em equipe e compreender o mundo ao seu redor. Só assim construiremos um futuro mais humano e sustentável”, afirma Colombo.
O complexo educacional oferece Ensino Médio em tempo integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Contraturno Tecnológico, atendendo mais de mil estudantes. As aulas começam em fevereiro de 2025, e as inscrições estão abertas com bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria.
Educação para o futuro
O modelo de ensino da Escola Sesi é reconhecido no país pela abordagem inovadora. O Ensino Médio em tempo integral se concentra na pesquisa como ferramenta central de aprendizado, aliando tecnologia e trabalho colaborativo para preparar os alunos para as demandas da indústria 4.0.
As turmas, com até 30 estudantes, são organizadas em salas temáticas que incentivam a cooperação e o uso de ferramentas como robótica e laboratórios de criação.
Além disso, a estrutura contempla um ginásio poliesportivo, biblioteca, laboratórios modernos e um espaço fablearn, onde os alunos desenvolvem criatividade e habilidades práticas por meio de projetos. A primeira etapa terá capacidade para 120 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, com possibilidade de aumentar a oferta nos anos seguintes.