Entre maquetes, livros e relatórios das atividades do ano, alunos e familiares tiveram uma manhã de conhecimento no Colégio Cenecista João Batista de Mello, o Mellinho, de Lajeado. A escola promoveu, neste sábado, 23, a mostra de trabalhos e a apresentação de pesquisas científicas feitas pelos estudantes.
O momento se dividiu entre as salas de aula e o ginásio da escola. A mostra de trabalhos, que envolve os alunos da educação infantil até o quinto ano, foi uma oportunidade para que as famílias acompanhassem de perto o desenvolvimento pedagógico de seus filhos.
De acordo com o diretor do Mellinho, Vanderlei Kraemer, a ideia é proporcionar aos pais uma visão mais abrangente sobre o que seus filhos produzem em sala de aula, além do que é enviado para casa nos cadernos e apostilas.
Já a Mostra Científica reuniu os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, e do Ensino Médio. O momento serviu como uma vitrine para os projetos de pesquisa dos estudantes, com a exposição dos resultados, que envolvem desde a escolha do tema até a elaboração de um projeto com referências bibliográficas e metodologias de pesquisa.
Neste sábado, no ginásio da escola, os alunos também apresentaram os trabalhos para colegas, professores e familiares. “Antes disso, durante a semana, esses alunos também participaram de uma apresentação no auditório, explicando os objetivos do projeto, a temática abordada e o que aprenderam com a experiência”, diz o diretor.
Ele ressalta, ainda, a importância de começar a desenvolver habilidades de pesquisa desde cedo, e afirma que o colégio já observa uma evolução significativa nos trabalhos, com alunos do 6º ano apresentando projetos com um nível de profundidade que surpreende até mesmo os professores.
O projeto de iniciação científica é uma das iniciativas que a escola tem adotado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos alunos. A cada ano, os estudantes são orientados pelos professores para que possam estruturar seus projetos de maneira consistente.
Coordenadora pedagógica do Mellinho, Betina Wiebusch Faleiro afirma que, a cada ano, a qualidade dos trabalhos aumenta, assim como a exigência dos professores, a fim de preparar os estudantes para as próximas etapas da vida escolar e acadêmica.