Líderes da Dália iniciam Treinamento de Gestão pela Qualidade

Produzido por AI Dália

Líderes da Dália iniciam Treinamento de Gestão pela Qualidade

Programa Qualidade Total direciona decisões e ações da cooperativa há quase três décadas

Apresentado por

Programa 5S e a padronização dos processos gráficos de controle. Estes foram os temas abordados no Treinamento Integrado em Gestão da Qualidade realizado pela Associação Gaúcha para Qualidade (AGQ) e promovido pela Dália Alimentos, em parceria com o Sistema Ocergs/Sescoop. O evento, realizado recentemente, teve como público-alvo os gerentes e supervisores da cooperativa.

 

Na abertura do primeiro módulo, o presidente-executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explanou sobre o programa interno da Dália: Gestão Pela Qualidade Total e sua importância nos processos produtivos. “O modelo de gestão pela qualidade foi um divisor de águas na história da cooperativa. Na década de 1990, a Dália passava por grandes dificuldades, quando, inclusive, se cogitava em vender o negócio para outra empresa, mas os Conselheiros de Administração decidiram profissionalizar a gestão”, recordou Freitas, ao destacar que, a partir de então, houve a busca pelos cursos voltados à gestão da qualidade.

 

Treinamento e qualificação

O dirigente lembrou ainda que a Dália foi pioneira do ramo agropecuária ao implementar este modelo de gestão no RS. “Viajamos Brasil afora, visitamos cooperativas europeias, até conhecermos a Associação Gaúcha pela Qualidade (AGQ). Na oportunidade, contamos com o apoio da Gerdau, pioneira e líder em gestão pela qualidade, que manifestou interesse em apoiar a introdução de uma empresa agroindustrial nesse método de gerenciamento. Tivemos amplo treinamento e qualificação das equipes pela AGQ. Sem dúvida, a Dália chegou até aqui e tende a se desenvolver ainda mais por causa do atual modelo de gestão pela qualidade.”

 

Qualidade estruturada

No conteúdo programático do primeiro encontro, a instrutora Giani Ferreira Esteves focou no alinhamento do nível de conhecimento técnico entre os líderes e ressaltou a importância de disseminar esse conhecimento aos demais colaboradores. “Realizamos diversas dinâmicas para promover melhorias nos processos produtivos, destacando que a liderança deve ser um exemplo para seus funcionários, trabalhando de acordo com a descrição das padronizações e garantindo o cumprimento dos procedimentos por parte de seus subordinados”, enfatizou.

 

Giani acrescentou que o treinamento ajudou os grupos a definir bons indicadores, monitorar os processos diários, e implementar ações corretivas e preventivas voltadas para a melhoria contínua dos processos. “Abordamos metodologias para aperfeiçoar os processos diários e a correção de não conformidades a fim de evitar a reincidência desses problemas. Também aprofundamos temas como a elaboração de gráficos de controle, avaliações de incidentes, e indicadores de eficiência e produtividade”, relatou a profissional, ao destacar que há ferramentas específicas para cada método.

 

Planejamento estratégico 

No último módulo, a palestrante versou sobre o planejamento estratégico, uma ferramenta essencial para estabelecer metas de longo prazo. “É sempre importante sabermos onde a empresa está atualmente e o futuro pelo qual almeja chegar. Além disso, constatei que a Dália possui uma cultura de qualidade bem estruturada. O grande desafio é fazer com que os gestores apliquem essas diretrizes na prática do dia a dia”, salientou Giani.