O Ensino Bilíngue do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo é referência na região, o que caracteriza o GA como A ESCOLA BILÍNGUE DO VALE DO TAQUARI. São dois professores em sala de aula: um ensina em Inglês e outro em Português. Do Nível 3 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto promove a aquisição natural da Língua Inglesa, formando cidadãos bilíngues, preparados para o mundo. Confira o que os pais de estudantes contam sobre a experiência Bilíngue no GA.
“Olívia pode almejar o que quiser em função do Inglês”
Larissa Nunes Neves Vieira destaca que a escolha pelo Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, para a educação de sua filha, Olivia Neves Vieira, foi motivada tanto pela qualidade da estrutura e pelos sólidos princípios da Instituição, quanto pela oferta do Ensino Bilíngue.
“Meu marido sabe falar Inglês desde muito jovem e eu não. Minha dificuldade principal sempre foi treinar a audição para entender a língua estrangeira. A Olívia, com 6 anos, já compreende o Inglês”, explica.
Estudante do Nível 3 da Educação Infantil, Olívia retira semanalmente livros em Língua Inglesa na Biblioteca do GA. “Ela conta a história do livro ao seu pai e depois pede pra ele ler em inglês pra ela”, relata.
A mãe da Olívia não vê limites para o futuro profissional da filha. “Ela consegue almejar o que quiser em função da língua. Temos uma viagem marcada para os EUA e Olívia será minha intérprete”, brinca Larissa.
“É notória a facilidade e a naturalidade com que o Joaquim lida com o inglês”
Caroline Daldon, mãe do Joaquim Daldon Bortoli do 2º ano do Ensino Fundamental, lembra quando, em 2021, a escola anunciou a implantação do Ensino Bilíngue. “Fiquei emocionada em poder proporcionar ao meu filho algo que faz tanta falta na minha vida, que é o inglês”.
Joaquim vivencia a segunda língua em tempo integral desde o Nível 3 da Educação Infantil e ensina palavras novas à irmã, Heloisa, de 3 anos. “É notória a facilidade e naturalidade que ele lida com o inglês. Acredito que muito se deve à Teacher do Joaquim, que é incrível e ensina de forma lúdica e divertida”, destaca.
Caroline vê o contato do filho com a Língua Inglesa como uma oportunidade para o desenvolvimento cognitivo e de ampliação de futuras possibilidades. “Além de desenvolver a autoconfiança e a autoestima ao entender inglês, o bilíngue abre portas profissionais. O inglês não será uma barreira para ele, que terá oportunidades de crescimento, seja em cursos, viagens ou até em trabalho no exterior”, projeta.
“Com dois professores, Antony tem a oportunidade de vivenciar o conteúdo de forma simultânea nos dois idiomas”
O estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, Antony Casado Tarouco, participa do Ensino Bilíngue do GA há dois anos e, segundo a mãe, Natália Trapp Casado, ele tem desenvolvido o inglês de forma natural e espontânea.
“Ele fala frases em inglês do nada, e ficamos impressionados com o quanto ele já evoluiu. Consegue entender as músicas de que gosta, traduzindo algumas palavras e até compreendendo o significado geral das letras”, conta.
Natália também elogia o formato de dois professores em sala de aula: um ensinando em Inglês e outro em Português, simultaneamente. Na sua percepção, o aprendizado se torna colaborativo e atende às necessidades individuais de cada aluno. “Permite que o Antony tenha uma imersão verdadeira no idioma. Ele tem a oportunidade de vivenciar o conteúdo de forma simultânea em ambos os idiomas, o que facilita a assimilação e a compreensão”, revela.
Para o futuro de Antony, Natália vislumbra que o domínio da Língua Inglesa facilitará a sua adaptação em ambientes internacionais e empresas com perspectiva global. “Estamos certos de que essa base bilíngue será um grande trunfo para o futuro dele, seja em uma carreira acadêmica ou profissional”, finaliza.