Os Vales do Taquari e Rio Pardo têm uma rica tradição no futsal, com clubes que marcaram a história do esporte, como Alaf, ASTF, Assaf, Assoeva e AES. Durante anos, essas equipes levaram o nome de suas cidades ao topo, competindo na Série Ouro e encantando torcedores. Contudo, uma trajetória de sucesso encontrou desafios financeiros que, em muitos casos, quase decretaram o fim desses projetos.
Enquanto algumas entidades se reestruturaram e recomeçaram, como o Assaf, agora o Santa Cruz Futsal, e a AES retornaram à segunda e terceira divisão, respectivamente, outras ainda enfrentam incertezas. As recentes declarações de lideranças da Assoeva e da Alaf evidenciaram a fragilidade do cenário atual e a necessidade de apoio da comunidade e dos setores públicos e privados.
É impossível ignorar a importância desses clubes para o desenvolvimento esportivo e econômico regional. A Assoeva, por exemplo, projeta Venâncio Aires em nível nacional, enquanto o fluxo de equipes visitantes movimenta a economia local, especialmente o comércio.
Deixar que esses clubes desapareçam seria um erro irreparável. O futsal, mais do que um esporte, é um encontro de sonhos, oportunidades e visibilidade para as cidades. Cabe à comunidade regional abraçar esse patrimônio, unindo esforços para garantir que as quadras continuem a ser palco de histórias e conquistas.
O futsal merece nosso olhar, nosso apoio e nosso comprometimento. Não podemos deixar o brilho desses clubes apagar.
Disputa internacional
Os irmãos lajeadenses Arthur Sodré, 8, e Anthony Sodré, 6, participam do campeonato internacional de Jiu-jitsu ADCC, em Balneário Camboriú/SC, neste sábado, 23. No ano passado, Arthur ficou campeão na categoria mirim pesado, enquanto Anthony foi eliminado nas fase classificatórias. Agora os atletas, mais experientes, buscam resultados melhores. Sucesso aos garotos!
Títulos para o Vale
Ana Laura Schlosser e Victor Schlosser foram campeões contrarrelógio na etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo que ocorreu em Santa Cruz do Sul no fim de semana. As conquistas servem de orgulho para família. “Sabemos que hábitos saudáveis, foco, treinos constantes e uma rotina disciplinada são fundamentais para alcançar esse tipo de vitória. Como pais, sempre buscamos ajudar, apoiar e acreditar no sonho deles, independentemente dos desafios que surgem pelo caminho. O esforço pode ser grande, mas fazemos tudo pelo bem dos nossos filhos. Incentivar o esporte é essencial para o seu crescimento, saúde e desenvolvimento pessoal.”