Dois anos após o rompimento da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a criação da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), os prefeitos eleitos nas regiões alta e baixa do Vale se deparam hoje com uma disputa pelo comando do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, o nosso Consisa. E eu explico. O Consisa está sob direção de prefeitos da região alta desde 2017, quando o saudoso Adroaldo Conzatti, ex-prefeito de Encantado, assumiu o posto de Sérgio Marasca, ex-prefeito de Westfália. E o segundo mandato do atual presidente, Marcos Scorsatto, prefeito de Itapuca, se encerra no início de 2025, após as eleições agendadas para janeiro. Portanto, é momento para decidir o sucessor.
E, por ora, dois nomes disputam nos bastidores a cobiçada presidência para o biênio 2025-2026: Germano Stevens (MDB), prefeito reeleito em Imigrante, e Jonas Calvi (PSDB), reeleito em Encantado. O primeiro representa a região baixa, cujos municípios formam cerca de 70% dos consorciados. Ele gostaria de firmar um consenso com o tucano, e apoiá-lo na eleição de 2027. Calvi não concorda, mantém o nome à disposição, e sustenta que não é saudável alimentar uma disputa entre regiões. Ou seja, o único consenso entre eles é sobre a relevância cada vez maior do Consisa para o desenvolvimento regional, e a necessidade de ampliar o leque de oportunidades e responsabilidades do consórcio.
É preciso novo ritmo à obra na ERS-130
A conclusão do empresário Roberto Lucchese, com base em uma análise realizada por engenheiros e outros profissionais da área da construção civil, precisa servir de alerta a toda a sociedade do Vale do Taquari. Especialmente aos líderes regionais. Sejam eles do setor público, privado ou associativista. Em entrevista concedida a Rádio A Hora, ontem, o lajeadense que ganhou projeção nacional ao liderar a reconstrução da histórica ponte de ferro voltou a cobrar mais indignação da comunidade (e do empresariado) regional diante do ritmo das obras de construção da nova ponte na ERS-130, também sobre o Rio Forqueta, e que nos foi prometida para o Natal.
Segundo ele, e conforme as informações coletadas pelos profissionais voluntários, o ritmo atual das obras pode postergar a aguardada inauguração da ponte para setembro de 2025. E mais. Mesmo em um cenário muito mais otimista, Lucchese aponta que a conclusão ficaria para o início de abril. Portanto, eu volto a repetir: é preciso um mutirão empresarial e social para, de uma forma ou de outra, ajudar a empresa a acelerar os serviços. Não é pela empresa, reforço. Mas pela sobrevivência do Vale.
Menos IPTU e CCs em Estrela
O governo de Estrela finaliza projeto de lei para conceder 25% de desconto no IPTU para todos os imóveis que estão na chamada “mancha de inundação” e foram atingidos pelas recentes enchentes. A matéria também concederá isenção total do tributo para quem teve a casa destruída e/ou inabitada (são quase 700 imóveis nesta situação). Paralelo a isso, o Executivo também deve apresentar hoje o PL para reduzir em 40% o número de Cargos Comissionados (CCs) na estrutura Executivo. E já tem vereador se posicionando contra a redução de CCs. Aguardemos!
Moisés de Freitas quer assumir a Amvat
Prefeito reeleito em Sério com 55,21% dos votos válidos, Moisés de Freitas (MDB) está próximo de ser indicado à presidência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). E como há um acordo entre os associados que delega a escolha do próximo presidente ao partido com mais prefeitos eleitos, o emedebista pode ser aclamado presidente para 2025. A eleição é em janeiro. Já para as próximas eleições da Amvat, e isso é conversa incipiente nos bastidores, há uma expectativa pela nomeação da primeira presidente mulher na história da entidade. E as futuras prefeitas Gláucia Schumacher (PP), de Lajeado, e Carine Schwingel (UB), de Estrela, são os nomes mais citados.
E o futuro da Amturvales?
A diretoria da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) ainda não apresentou uma chapa para a sucessão do presidente Charles Rossner. O atual líder da entidade já provocou alguns nomes. Entre eles, é preciso destacar a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lajeado (Comtur), empreendedora e presidente do Polo Gastronômico do Vale do Taquari, Christina Garcia. Entretanto, há quem diga que alguns prefeitos da região alta também estariam interessados no cargo máximo da entidade. Portanto, aguardemos!
TIRO CURTO
- Após perder a eleição municipal em Doutor Ricardo, Nilton Rolante já foi reconduzido ao cargo de diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa).
- Aliás, e ainda sobre o Consisa, o prefeito reeleito em Doutor Ricardo, Álvaro Giacobbo (MDB), cogitou concorrer a presidente. Mas ele tende a apoiar o provável candidato Jonas Calvi (PSDB), de Encantado.
- Jornalista Rodrigo Angeli assume o setor de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (CACIS) de Estrela.
- Em Lajeado, a servidora Jane Wagner está cotada para assumir de forma interina a Secretaria da Fazenda (Sefa), já que o titular, Rafael Spengler, deixa a função no fim do mês para assumir cargo na Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a Invest RS.
Olhar do Lucas
Nosso peregrino de todas as sextas-feiras nos presenteia com a singela imagem de uma casa acoplada ao galpão, na localidade de Linha Porongos, em Canudos do Vale.