Quase um mês. É o que falta para vencer o prazo inicial dado pelo governo do Estado para entrega da ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta. No entanto, a cada dia que passa, líderes e autoridades regionais têm uma certeza: a nova travessia não fica pronta até o Natal de 2024.
A promessa de concluir a obra até o fim deste ano foi feita pela primeira vez ainda no durante o processo licitatório. A Engedal venceu a concorrência e iniciou os trabalhos em junho. Contudo, o avanço da construção da ponte não ocorre na velocidade esperada pela população.
A ligação pela 130 é considerada fundamental para o retorno de uma certa normalidade logística, sobretudo entre a parte alta do Vale, com os centros consumidores. Forças econômicas da microrregião de Encantado, operam com dificuldades devido ao comprometimento das vias de acesso.
“O percurso ficou mais longo. As entregas mais caras e com prazos mais elevados”, reforça o presidente da Câmara da Indústria e Comércio da região (CIC-VT), Angelo Fontana. “Ter a ligação com capacidade para veículos pesados, sem restrições e engarrafamentos representaria um alívio às empresas. Pelo que temos visto, a chance de entregar na data prometida pelo governo é quase nula”.
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Dúvidas
Frente ao pouco movimento de operários, de máquinas e de ações efetivas no local, líderes da região desconfiam da promessa. Para o vice-presidente da CIC-VT, Adelar Steffler, a retomada produtiva e econômica do Vale está comprometida devido aos gargalos no transporte.
De acordo com ele, a ligação comprometida entre Arroio do Meio e Lajeado e as incertezas quanto ao futuro dos investimentos na infraestrutura das rodovias estaduais elevam a pressão econômica sobre o setor produtivo regional. “Vamos começar a perder empresas e investimentos”, alerta.
Só em setembro
Um cronograma elaborado a partir de análise técnica de engenharia independente sobre o andamento das obras da nova ponte da ERS-130, no Vale do Taquari, foi apresentado pelo diretor da Lyall, Roberto Lucchese. A projeção indica que, no ritmo atual, a obra só estará pronta para o tráfego em 19 de setembro de 2025.
“Essa ponte não é apenas uma estrutura física, mas representa o teu negócio, o meu negócio e as nossas famílias. O Vale do Taquari é forte porque está conectado”, destacou Lucchese, ao justificar a preocupação da empresa em acompanhar a execução da obra. A análise foi baseada em critérios técnicos e dividida em quatro cenários: super otimista, otimista, realista e pessimista.
Obra das cabeceiras
A Construtora Giovanella, de Lajeado, foi declarada vencedora da licitação para a realização das cabeceiras de acesso à ponte da ERS-130, no trecho entre Arroio do Meio e Lajeado. O pregão ocorreu na manhã de ontem. A empresa apresentou uma proposta de R$ 8,3 milhões para a execução da obra em consórcio com a Matt Construtora, de Vila Maria.
O projeto prevê a elevação de 170 metros da extensão da via, que será alinhada à estrutura da nova ponte. A construção do novo acesso é necessária porque a ponte anterior foi destruída pela enchente de maio deste ano. A nova estrutura será erguida cinco metros acima do nível da anterior, para aumentar a segurança e prevenir futuros danos.
Atualmente, os esforços estão concentrados na finalização das fundações e na concretagem das lajes, vigas e dos blocos de fundação.
CRONOGRAMA ALTERNATIVO
Empresários fizeram um cronograma sobre as obras da ponte da ERS-130, dividido em quatro níveis de produtividade. Confira:
SUPER OTIMISTA
ENTREGA EM 19 DE MARÇO
– Vigas e laje prontas até o começo de janeiro
– Pilares e apoio executados até metade de janeiro
– Içamento das vigas, montagem da laje, concretagem da capa e desmobilização feitos até o fim de janeiro
– Aterro e cabeceira executados em fevereiro
– Asfalto pronto em março
OTIMISTA
ENTREGA EM 23 DE ABRIL
– Vigas e laje prontas até metade de janeiro
– Pilares e apoio executados até o fim de janeiro
– Içamento das vigas, montagem da laje, concretagem da capa e desmobilização feitos até metade de fevereiro
– Aterro e cabeceira executados em março
– Asfalto pronto em abril
REALISTA
ENTREGA EM 12 DE JUNHO
– Vigas e laje prontas até o fim de janeiro
– Pilares e apoio executados até metade de fevereiro
– Içamento das vigas e montagem da laje feitos até o fim de março
– Concretagem da capa e desmobilização concluídos até metade de abril
– Aterro e cabeceira executados até meados de maio
– Asfalto pronto no começo de junho
PESSIMISTA
ENTREGA EM 12 DE SETEMBRO
– Vigas e laje prontas somente no começo de março
– Pilares e apoio executados até meados de abril
– Içamento das vigas e montagem da laje feitos até o fim de maio
– Concretagem da capa e desmobilização concluídos até metade de junho
– Aterro e cabeceira executados apenas em julho
– Asfalto pronto em setembro