Em audiência com o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacor, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, apresentaram projetos para construção de uma rua lateral à RSC 453, e um trevo de acesso aos bairros Brands e Macedo.
O local, com intenso trânsito de caminhões, veículos leves e motociclistas, é considerado de extrema periculosidade. Ainda sem data definida para o processo de concessão da rodovia, a administração municipal solicitou à EGR a execução emergencial das duas obras e se propôs, inclusive, a participar do seu financiamento.
Durante encontro de apresentação do projeto técnico executado pela engenharia municipal, Vanacor avaliou os espaços de domínio e o desenho proposto, seguindo mesmo padrão recém feito no trevo de acesso a Cruzeiro do Sul. O diretor da Estatal deu sinal verde para a confecção do projeto executivo e prometeu parceria para as obras. “Entendemos essa necessidade e seremos parceiros, no entanto, não podemos dar datas”, destacou.
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Rosa ressaltou que a abertura de rua lateral à RSC 453, desde o trevo do bairro Coronel Brito até o bairro Brands e Macedo, desviaria o trânsito da rodovia, permitindo uma nova rota para caminhões de cargas, especialmente de empresas como Alliance One e adjacentes. “A Prefeitura já está trabalhando ali próximo mais uma rota de acesso a partir da rua Manoel Leopoldo Ribeiro, tirando de dentro do bairro Macedo o trânsito de caminhões pesados”, revela o prefeito.
Com relação ao trevo proposto, o objetivo é dar mais segurança a quem ingressa na rodovia a partir dos dois bairros e ampliar a atenção de motoristas que circulam pela 453. O local já possui lombadas eletrônicas que não são consideradas suficientes por quem utiliza o local.
De acordo com a secretária, a execução dos projetos por parte do município foi um pedido da própria EGR para garantir celeridade ao processo. “Com o número de obras que eles têm, especialmente após a calamidade, se fossemos entrar numa fila de projetos, análises e depois orçamento seria muito mais demorado. Assim, o Município dará o projeto e vamos ver o que mais podemos acelerar de nossa parte para pressionar que essas obras saiam logo do papel. Inclusive já colocamos no nosso plano de obras a execução dessa via lateral, bastando apenas a autorização da EGR”, explica.
O município calcula que o investimento total para construção da via lateral à rodovia mais acesso à Alliance One fique em torno de R$ 7,5 milhões, enquanto a obra no trevo está avaliada em R$ 3 milhões.