O Governo de Estrela protocolou, nesta quinta-feira, 21, cinco projetos de Lei na Câmara de Vereadores. O primeiro deles garante desconto de 25% no IPTU do próximo ano para todos que foram atingidos nas enchentes, que conforme estudo divulgado pela UFRGS, representam 50,56% dos imóveis do território. Outra proposta, na mesma área, isenta do pagamento do imposto aqueles que tiveram o imóvel destruído e considerado inabitável pelos órgãos competentes, alcançando cerca de 690 moradias.
Já na área da Educação, os vereadores devem votar para permitir a contratação emergencial de profissionais tais como professores, monitores e serventes. São mais de 200 vagas e, caso aprovado, o processo seletivo iniciará na primeira semana de dezembro, garantindo assim que o ano letivo inicie de forma tranquila nas instituições municipais de ensino. O Executivo também indica, em Lei, o nome da biblioteca da futura nova escola Leo Joas, a ser construída em área já adquirida pelo município no bairro das Indústrias. A Biblioteca Henrique Uebel deverá homenagear o avô dos antigos proprietários da área negociada com o município.
Por fim, o Governo Municipal encaminha para apreciação do Legislativo estrelense, projeto que versa sobre a reforma administrativa, realizando um corte de 40% nos cargos em comissão existentes. As matérias deverão ser votadas nas próximas semanas.