A Secretaria Municipal da Agricultura, com o apoio da Emater/RS-Ascar, promoveu uma capacitação voltada aos produtores rurais para orientar sobre o uso da ferramenta Nota Fiscal Fácil.
A reunião contou com a participação dos contadores e assessores tributários Matias e Silvino Huppes, que explicaram o funcionamento do aplicativo, benefícios e os cuidados necessários para a utilização. “A tecnologia permite a emissão de documentos fiscais diretamente pelo aplicativo, até mesmo no campo, tendo internet”, destaca Matias.
Durante o encontro, que ocorreu no Esporte Clube Brasil, os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar dificuldades enfrentadas no uso da ferramenta, que será obrigatória a partir de janeiro de 2025. Atualmente, o sistema já disponibiliza operações com 286 produtos.
Menos burocracia
O produtor Leonardo Eckhardt, de Linha Tigrinho Alto, destacou que a Nota Fiscal Fácil representa uma mudança positiva, reduzindo a burocracia e facilitando o registro das vendas. Ele também enfatizou a importância de orientar os agricultores para que realizem o processo corretamente e evitem problemas no futuro.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Diego Bazzo, o evento buscou oferecer informações seguras e suporte para a adaptação à nova ferramenta.