Com contos, crônicas, artigos e pesquisa bibliográfica, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) lança, nesta noite, 21, no Salão de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), o livro “Um Olhar Literário sobre o Vale do Taquari”. A coletânea é composta por textos de 23 escritórios da região, e retratam características, histórias e desafios regionais.
A proposta foi pensada pelo presidente da Alivat, Marcos Antonio Bastiani, que sugeriu, ainda no ano passado, criar uma obra que falasse do Vale do Taquari. Ele convidou os escritores da academia para contribuírem. O resultado é uma diversidade de escritos sobre a região.
“Pensamos em uma obra que pudesse traduzir a visão dos escritores do Vale e fazer um passeio pela nossa região”, destaca Bastiani.
A capa do livro foi feita pelo integrante da Alivat, Alexander Perandin Moreira, e a obra editada pela editora Oikos, de São Leopoldo. Ainda, o prefácio é de Álvaro Santi, escritor lajeadense que mora em Porto Alegre, e patrono da Feira do Livro de Lajeado no ano passado.
“A gente trabalhou bastante e espero que todos gostem de viajar pelo Vale do Taquari”, ressalta a integrante da comissão organizadora da obra, a escritora Ana Cecília Togni.