O prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD), expressou preocupação com o alto número de crianças na fila de espera por vagas em creches no município. De acordo com dados fornecidos à equipe de transição, atualmente, 496 crianças aguardam uma oportunidade de ingresso.
Altmann afirmou que, nos primeiros meses de sua gestão, pretende adotar medidas já estabelecidas, como a compra de vagas em creches particulares e o encaminhamento das crianças para instituições comunitárias, mas reconhece que é pouco provável a possibilidade de zerar a fila nos primeiros meses de mandato.
Outro desafio apontado por ele é a falta de mão de obra no município, especialmente com o crescimento populacional de cerca de três mil novos habitantes.
O prefeito eleito enfatizou a necessidade de um diagnóstico mais aprofundado das causas desses problemas, principalmente no que diz respeito ao assistencialismo que, segundo ele, pode estar incentivando a falta de interesse em buscar emprego. “Se Teutônia tem três mil novos habitantes, não podemos falar que falta mão de obra. Acredito que há muitos incentivos que fazem com que as pessoas não procurem trabalho”, declarou.
Altamann também se mostrou atento ao processo de desenvolvimento acelerado da cidade. Ele reconhece que o crescimento é positivo, mas ressalta que é necessário que ele seja acompanhado de políticas públicas eficientes. “Teutônia é um município atrativo, mas crescer sem desenvolver não adianta. Quando temos esses ‘booms’, é preciso redobrar o cuidado”, afirmou.