Sesi inaugura escola de Ensino Médio em Lajeado no fim do mês

COMPLEXO educacional

Sesi inaugura escola de Ensino Médio em Lajeado no fim do mês

Primeira instituição de ensino da entidade construída no Vale, Escola Sesi Paulo Ignácio Heineck é também a primeira com contraturno tecnológico da cidade

Sesi inaugura escola de Ensino Médio em Lajeado no fim do mês
Escola foi construída na sede local do Sesi, na Av. Amazonas, 1815, Universitário. (Foto: BIBIANA FALEIRO)
Lajeado

Primeira instituição com contraturno tecnológico do Vale do Taquari, a Escola Sesi Paulo Ignácio Heineck será entregue à comunidade de Lajeado no dia 29 de novembro, em solenidade às 10h. O momento conta com a presença do presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier e marca o início das atividades no espaço.

O complexo educacional contempla Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Contraturno Tecnológico, com capacidade para atender mais de mil estudantes. As aulas começam em fevereiro de 2025 e as inscrições estão abertas, com bolsa de até 100% para dependentes de trabalhadores das indústrias da região.

Com obras que iniciaram em agosto de 2023, a escola na cidade tem mais de 4,8 mil m² e está localizada na unidade do Sesi no bairro Universitário. O investimento foi superior a R$ 30 milhões, sendo previsto em 2022 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que destinou R$ 300 milhões para a construção de novas instituições de ensino e para a instalação do Instituto Sesi de Formação de Professores.

O Sesi-RS, integrante do Sistema Fiergs, conta hoje com cinco escolas (Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí), além de Canoas e Lajeado, que iniciam 2025 com o primeiro ano.

Ensino Médio de referência

As obras em Lajeado ainda incluem ginásio de esportes, espaço para desenvolver a criatividade com uso de tecnologias por meio de projetos manuais, biblioteca, laboratórios e estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atende crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.

Reconhecido nacionalmente, o projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

A estrutura em Lajeado tem capacidade para atender 360 alunos do Ensino Médio. A exemplo de outras escolas, inicialmente serão abertas vagas para 120 alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Inscrições abertas

O processo seletivo para interessados em estudar na Escola Sesi de Lajeado está aberto. O edital com mais informações e ficha de inscrição podem ser conferidos no site da instituição.

Gerente do Sesi, Jairo Talarico destaca que um dos maiores gargalos do país, hoje, é a educação, e ressalta, ainda, a falta de preparo dos jovens para o mercado de trabalho, em um cenário em que as empresas abrem vagas mas encontram dificuldades em contratar.

O educador destaca que a metodologia do Sesi pensa nesse desafio e busca colocar o aluno como protagonista do seu desenvolvimento, estimulando o aprendizado de áreas diferentes, à exemplo da robótica e da tecnologia.

Ainda, comenta que, a partir do 2º ano do Ensino Médio, os estudantes têm a oportunidade de fazer o Senai e saírem da escola com um curso técnico. “Na nossa escola, a gente prepara o aluno para o Enem, mas também para o mundo do trabalho”.

Talarico também diz ser importante estimular os alunos e fazer com que a escola seja um local atrativo aos jovens e os mostre as oportunidades que possuem depois do Ensino Médio.

Acompanhe
nossas
redes sociais