Hospital Ouro Branco apresenta projetos

Café com o HOB

Hospital Ouro Branco apresenta projetos

Encontro com a comunidade ocorreu nessa terça-feira

Hospital Ouro Branco apresenta projetos
Foto: Zique Neitzke
Teutônia

O Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, promoveu nessa terça-feira, 19, a terceira edição do Café com o HOB. Durante o encontro foram apresentados projetos que são desenvolvidos pela instituição e metas para 2025.

Presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Marco Aurélio Weber destaca que é necessário a comunidade entender a importância que ter uma casa de saúde fortalecida pode ajudar a transformar a cidade. “Cada entidade tem uma importância na comunidade, precisamos entender o papel de cada uma na sociedade”, enfatizou.

Citou o projeto da UTI, que deve ser inaugurado em 2025. “O HOB não é uma casa de saúde apenas de Teutônia, é da microrregião e vamos trabalhar para inaugurar ela no próximo ano”, informou.

Diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand agradeceu os colaboradores por ter apresentados os projetos e destacou a nova metodologia de trabalho da instituição de saúde. “Decidimos fazer diferente, inovar e acreditar nas pessoas.”

Durante o encontro foram apresentados 11 projetos

Certificação de qualidade ONA

Apenas 431 hospitais no Brasil possuem essa certificação. Em agosto de 2023, o HOB foi certificado com o nível 1. A meta é em 2025 ganhar a certificação nível 2.

Business Inteligence

Coordenador da Área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cristiano Brandt destacou que após a implantação de plataformas de tecnologia conseguiram ter uma comunicação mais assertiva com os parceiros, como secretarias de saúde e outros hospitais. “Hoje tomamos decisões com bases nos dados.”

Brandt apresentou dados de atendimentos em 2025. No total, a emergência recebeu mais de 30 mil pessoas. São quase cinco mil cirurgias.

Núcleo de inovação e cultural digital

Coordenadora da área de internação, Jéssica Wenger explicou sobre a novidade que está sendo utilizado no HOB monitoramento dos pacientes internados com o uso de relógios que apresenta acompanhamento em tempo real, com rapidez e facilidade.

Gestão de resíduos: reciclo

Supervisora da área de higienização e lavanderia, Conceição Carvalho apresentou o projeto Reciclo. Ele é focado na reciclagem de resíduos hospitalares. Hoje o hospital 1,2 mil frascos de soro, em média de 1000kg de resíduos por mês. Esses resíduos serão encaminhados para Lorenzon Plásticos, de Encantado, que transforma em materiais que retornarão ao HOB, como sacos de lixo e frascos de soro.

Laços de Cuidado

Gerente assistencial, Taila Anschau explica que o projeto surgiu em outubro deste ano, mês de conscientização da prevenção do Câncer de Mama. Devido a fila de cirurgias por reconstrução da mama, foi criado o projeto Laços de Cuidado. Ele nasce com o propósito de intensificar a conscientização, oferecer exames essenciais e, acima de tudo, devolver a autoestima por meio de cirurgias de reconstrução mamária. Ele será um programa contínuo, que ocorre anualmente para que, a cada ano, mais mulheres sejam beneficiadas por esse ato de solidariedade e amor ao próximo.

Clínica de especialidades

Coordenadora das atrás de internação e recepção do HOB, Ana Paula Brandt apresentou as especialidades que a instituição possui como pediatria, ginecologia e obstetrícia.

Cafeteria Externa

Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Daiane Leonhardt relata que a criação desse espaço foi para os clientes que não conseguem ter acesso a cafeteria interna, exclusiva para os funcionários. “É mais uma fonte de renda para o hospital”, explica. A média de atendimentos é de 70 clientes por dia. Até outubro deste ano foram cerca de 9 mil pessoas atendidas no HOB.

Laboratório de análises clínicas

Gerente de laboratório, Lisiane Bellinaso relata que além da matriz no HOB, existe postos de coleta no Bairro Canabarro, Teutônia, em Westfália e em Poço das Antas. Cita sobre as certificações que credenciam o laboratório apto para receber bem as pessoas.

Programa qualidade de vida

Coordenadora da área de gestão de pessoas Clarice Lagemann relata que o projeto iniciou em 2023 para auxiliar os colaboradores. “Trabalhamos com eles desde a questão da saúde financeira até a saúde mental.”

Modernização da ambiências

Coordenador da área de manutenção Orlei Cattani relatou algumas obras feitas nos últimos anos como reforma do telhado, transferência do morgue, reforma do quartos de convênio, do espaço relax, da central de resíduos, cafeteria, clínica de especialidades, espaço saber e conviver, aquisição e melhorias de geradores.

Para 2025 serão executado alguns projetos como nova portaria, nova área de farmácia hospitalar e reforma da fachada do hospital. Outro destaque que será criado de uma brigada de emergência. “Temos que investir bastante em treinamentos, principalmente em planos de emergência e contingência.”

Modernização do Parque de Equipamentos

Coordenador da área de equipamentos, Lucas Filappi explica que um projeto do Governo Federal de R$ 8,2 milhões será para a aquisição de 32 equipamentos. Eles serão usados em vários espaços do HOB.

Acompanhe
nossas
redes sociais