Fundada por volta de 1960, a Escola Estadual Felipe Portz funcionava na comunidade de Cruz das Almas, em Bom Retiro do Sul. Desde 2000, as aulas aconteciam num galpão da comunidade, onde, no inverno, o vento frio passava pelas frestas de madeira e, toda vez que havia evento na comunidade, os estudantes precisavam tirar as classes para abrir espaço para a festa.
Assim, em 2004, o Governo do Estado inaugurou um novo prédio para a escola. Eram duas salas de aula, uma secretaria, biblioteca e uma pequena cozinha. A obra custou cerca de R$ 96,7 mil. Na época, a escola atendia 14 crianças, da 1ª à 4ª série. A diretora era Maria Inês Terezinha Dornelles Conceição.
Poucos anos depois, em 2007, a escola foi desativada, pelo pouco número de alunos. Os que ainda estudavam no educandário, um total de oito, foram matriculados em outras escolas da cidade.
Bersch e Lazzari na diretoria da Fuvates
Uma eleição definia a nova diretoria da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da Univates. Para presidente, em 2004, foi eleito o professor Roque Danilo Bersch e, para vice, Ney José Lazzari. Também fazia parte da nova diretoria Flávio Ferri, Bernardo Katz, Ítalo Reali, Egon Hoerle e Nilto Scapin.
Há 50 anos…
Curt Weidmann era eleito presidente da Saidan
A então chamada Sociedade de Assistência à Infância Desamparada e de Auxílio aos Necessitados (hoje, Saidan Associação Assistencial) escolhia sua nova diretoria. Em 1974, Curt Weidmann foi escolhido para ocupar o cargo de presidente da entidade. Na época, ele era secretário executivo da Acil.
A Saidan tinha sido fundada cerca de 20 anos antes, em 1953, e funcionava numa casa no bairro Santo Antônio. Ainda hoje a entidade acolhe crianças da cidade.
Hoje é
- Dia da Bandeira
- Dia Mundial do Vaso Sanitário
- Dia Internacional do Homem
- Dia do Empreendedorismo Feminino
Santo do dia: São Roque González