Após um ano de desafios marcados pela sobrevivência da academia devido às cheias que atingiram Estrela, o Dojo Marcão Borba encerrou a participação nas competições de 2024 com uma boa conquista. No domingo, trouxe para o Vale 11 medalhas no Circuito Estadual de Jiu-Jitsu, disputadas em Gravataí.
O professor Marcão Borba destaca o impacto das enchentes na rotina dos treinos e na preparação da equipe. “Foi um ano bem difícil, de sobrevivência. A academia foi atingida pelas cheias, e a maioria dos alunos perdeu tudo. Mesmo assim, consegui voltar aos treinos e preparar uma boa equipe”, afirma. Segundo ele, 2024 marcou o início da participação dos atletas do dojo em competições.
Apesar das dificuldades, o ano trouxe aprendizado e evolução para a equipe. “Mantivemos os horários de treino e obtivemos ótimos resultados em diferentes categorias, desde os kids até os adultos e masters. Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento da equipe”, comemorou Marcão.
Com o encerramento das competições deste ano, a equipe optou por não participar da última etapa do circuito, prevista para dezembro, priorizando o descanso e a restrição. O foco agora é 2025. “Esse ano foi de superação e vitória, mesmo com todos os obstáculos. Estamos felizes com o que alcançamos e ansiosos pelo que está por vir”, concluiu Marcão.
Medalhistas
Time Kids
Rafael Diehl de Borba – Campeão categoria faixa branca mirim
Lara Pinheiro – Vice-campeão categoria infantil faixa cinza
Alan Tiago Rodrigues – Vice-campeão categoria infantil faixa branca
Matias Wizermam Vice-campeão infantil faixa cinza
Time adulto
Douglas dos Santos Conceição – campeão master 1 médio faixa branca
Marcos Vanderlei Wendt – vice-campeão master 4 pesadíssimo faixa branca
Ivan da Silva Machado – terceiro colocado master 3 médio faixa branca
Guilherme Yasutaro Takahama – vice-campeão super pesado faixa azul
Jonas Carvalho – vice-campeão master 1 meio pesado faixa branca
Newton Coutinho – vice-campeão master 1 pesadíssimo faixa azul