O município de Estrela promove o Dia D – Descarte no sábado, na Praça Menna Barreto, das 8h30 às 11h30. Podem ser descartados resíduos especiais como pilhas, vidros, lâmpadas, eletrônicos e óleo de cozinha. A ação é organizada pela Sala Verde de Estrela e conta com apoio da Cacis Estrela, Faros, Reciclus e Adonai.
Destinação
Durante a Expovale+Construmóbil foram geradas mais de 11 toneladas resíduos sólidos. Do total, 6,4 toneladas tinham potencial de reciclagem, 2,7 toneladas de resíduos orgânicos foram levados à compostagem, e 1,9 tonelada de rejeito para o aterro sanitário.
Escola
No encerramento 14ª Jornada Técnica Ambiental, o público pode conhecer o plano pedagógico da Escola das Águas. A apresentação foi feita pelos coordenadores Ana Cecília Togni e Gilberto Soares. Segundo eles, o objetivo geral da instituição é auxiliar as instituições de ensino na formação dos estudantes por meio da educação ambiental com ênfase na essencialidade da água para a vida no planeta. Ainda de acordo com Ana e Soares, a Escola das Águas quer estimular os jovens de escolas da rede pública e privada a adotarem ações que promovam a preservação do meio ambiente.
ESG
A Expovale + Construmóbil teve importante programação voltada ao ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade. Uma delas foi a apresentação do case da Químea Inteligência Ambiental. A engenheira química e diretora Paula de Marco falou sobre os pilares sociais, ambientais e de governança do ESG e como os empreendedores podem utilizar a estratégia para fortalecer os negócios.
Jornada
Os desafios para recuperação das matas ciliares do Vale do Taquari foram tema da 14ª Jornada Técnica Ambiental, evento promovido pela Acil, por meio da Unidade Parceiros Voluntários Lajeado, durante a Expovale. Também integrou a jornada a apresentação do case do Núcleo de ESG da Acil. O núcleo tem o objetivo de fomentar o conhecimento e a cultura do ESG em empresas de todos os portes da região do Vale do Taquari.