O Ministério da Integração Nacional e a Agência de Telecomunicações (Anatel) confirmaram ontem a expansão do programa “Defesa Civil Alerta”. Lançado em agosto, o sistema envia mensagens para todos os celulares que estão em áreas de risco.
A plataforma usa as redes 4G e 5G para emitir mensagens gratuitas e sonoras. Na primeira fase, a tecnologia foi testada em aparelhos dentro das áreas dos municípios de Muçum e Roca Sales. A partir do dia 4 de dezembro, serão incluídas mais 36 cidades, entre elas, três do Vale do Taquari.
Conforme o ministro interino da Integração Nacional, Valder Ribeiro, durante apresentação no fim da manhã de ontem, afirma que o modelo tem se mostrado apto a ser usado em todo o país. “O sistema avisa mesmo que o celular esteja em uso. É uma camada extra de segurança para salvar vidas em situações de risco iminente.”
De acordo com a superintendente da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, embora seja uma operação moderna, inspirada em países como Estados Unidos e Japão, o sistema não substitui os métodos tradicionais, como sirenes, carros de som e rádios. “Isso garante que a população seja alertada mesmo em casos de indisponibilidade da rede celular.”
Em cima disso, o Defesa Civil Alerta será usado para eventos súbitos, como enchentes repentinas, deslizamentos de terras ou rompimento de barragens. Desenvolvido em parceria do governo federal, Anatel e operadoras de telefonia celular, o sistema oferece uma nova camada de proteção à população. As mensagens enviadas interrompem qualquer atividade em uso no aparelho, como chamadas, aplicativos ou reprodução de vídeos, garantindo que o alerta receba atenção imediata.
Características do sistema
- Cobertura: Inicialmente no Sul e Sudeste, com expansão para outras regiões em 2025.
- Tecnologia: Utiliza redes 4G e 5G para enviar alertas que interrompem qualquer conteúdo em uso no aparelho.
- Alcance: Não há necessidade de cadastro prévio; todos nas áreas de risco receberão os alertas.
- Tipos de Eventos: Destinado a eventos súbitos como enchentes repentinas, deslizamentos de terra e rompimentos de barragens.
- Redundância: O sistema não substituirá os demais avisos, garantindo segurança mesmo em caso de indisponibilidade da rede de telefonia celular.