A secretaria de Educação de Lajeado inaugurou nesta segunda-feira, 18, duas obras em escolas no bairro São Bento. As ampliações criaram 126 vagas na rede municipal. Destas 51 para creche e outras 75 voltadas ao ensino fundamental. O município investiu pouco mais de R$ 2 milhões nas melhorias entregues em março de 2023, porém inaugurados oficialmente neste final de ano.
Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Aprendiz, foram desenvolvidos mais 281m² de área distribuídos em quatro novas salas de aula, solários e banheiros, além da reforma de outros espaços e aquisição de móveis. Com isso, foram abertas 51 vagas, o que totaliza 186 alunos atendidos na creche do bairro São Bento, com 1.050m² e direção de Márcia Carolina Nitsche.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Bento foram criadas cinco salas de aula, banheiro e almoxarifado. Com o novo espaço, o educandário passou de 397 para 472 estudantes, além de 50 vagas no contraturno escolar. O colégio é dirigido por Ana Paula Krein Müller.
De acordo com a secretária de educação de Lajeado, Adriana Vetorello, trata-se de uma destinação de recursos fundamental para atender a demanda crescente, em especial na educação, infantil. “É mais conforto, mais vagas e a retomada do contraturno de Pré até 1º ano. É resultado de um diagnóstico permanente que temos na rede”, complementa.
O prefeito, Marcelo Caumo, salienta que os valores aplicados são unicamente do caixa municipal e consideram o crescimento do bairro São Bento. “É um complexo de duas escolas e entre elas o posto de saúde, bem localizados e com olhar permanente do poder público”, resume.
As duas escolas ficam na Rua 1º de Maio, no bairro São Bento e juntas agora atendem 658 alunos.