ACI-E aborda a importância dos núcleos empresariais em Fórum

evento da Federasul

ACI-E aborda a importância dos núcleos empresariais em Fórum

Painel valorizou a criação de grupos especializados para atender as demandas

ACI-E aborda a importância dos núcleos empresariais em Fórum
Evento ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, em São João do Polêsine. A associação participou do painel "Empreender: o sucesso dos núcleos empresariais". (Foto: divulgação)
Encantado

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) participou do 2º Fórum de Presidentes, organizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em São João do Polêsine. A entidade esteve representada pela presidente Raquel Cadore, pelo conselheiro da ACI-E e presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Angelo César Fontana, e pela executiva Bernadete Rissi.

O evento dos dias 8 e 9 de novembro contou com painéis sobre Liderança e Legado, Ressignificando o Papel na Sociedade, Empreendedores na Política, Reflexões sobre o Momento Político, entre outros. No encontro, a ACI-E participou do painel “Empreender: o sucesso dos núcleos empresariais”, e apresentou com outras entidades a experiência do trabalho realizado com empreendedores.

O painel destacou a importância do associativismo e da criação de núcleos especializados para atender as demandas. A atividade foi mediada pela presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Simone Leite.

A presidente da ACI-E ressaltou que os núcleos não são apenas grupos de trabalho, mas sim uma parte estratégica e permanente da associação, subsidiada pelo Programa Empreender, programa que oferece uma metodologia de trabalho e ferramentas de gestão empreendedora utilizadas nos encontros. Atualmente, a ACI-E conta com cinco núcleos em atividade: Núcleo de Mulheres Empreendedoras – SuperAção, Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), Turismo em Ação, Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e o Núcleo do Comércio Varejista, que reúnem cerca de 100 nucleados, promovendo a cooperação entre empresários de diferentes setores.

Fiquei muito feliz que Encantado, mais uma vez, foi convidado para participar dos painéis. A ACI-E se destaca pelo trabalho e pelo envolvimento dos nucleados. Fiz uma linha do tempo sobre o que trabalhamos este ano. Esse trabalho me orgulha bastante, também vim dos núcleos e sei como é possível o desenvolvimento, inclusive com a oportunidade de novas lideranças. Os nucleados sem dúvida sentem o pertencimento junto à entidade, contribuindo com sua evolução pessoal e profissional, fortalecendo o empreendedorismo local/regional e fomentando o desenvolvimento em diversos setores, além de uma excelente rede de apoio”, explicou Raquel.

Manifesto do Empreendedor

Durante o evento, foi elaborado um documento que servirá de base para o Manifesto do Empreendedor Gaúcho, documento publicado pela Federasul que apresenta uma visão para o futuro do Estado. “Foi muito positivo ter participado. Eles organizam esse fórum, principalmente, para promover a união das lideranças das associações comerciais, para que se pense cada vez mais no desenvolvimento, e o início dos trabalhos buscou levantar as pautas prioritárias, oportunidades e desafios dos presidentes das ACIs enquanto região. O Vale do Taquari participou com o Vale do Rio Pardo. Fizemos o nosso documento que servirá de base para o Manifesto.”, disse Raquel.

SOS Habitar

A ACI-E, integrante da Associação SOS Habitar, entidade que busca mobilizar recursos com o intuito de construir residências e fornecer apoio contínuo para garantir a recuperação completa da região do Vale do Taquari no quesito moradias, recebeu da Federasul, durante o evento de forma simbólica, a doação de cimento e tijolos para o SOS. O material será utilizado na primeira etapa da construção.

Acompanhe
nossas
redes sociais