Startups debatem inovação durante a Expovale

EXPOVALE + CONSTRUMÓBIL

Startups debatem inovação durante a Expovale

Espaço do Vibee Unimed promove encontro com participantes da Startup Weekend e momento para troca de ideias sobre experiências do Vale do Silício

Startups debatem inovação durante a Expovale
Foto: Gabriel Santos

Uma semana depois da imersão com 45 participantes da Startup Weekend, os encaminhamentos, avanços e dificuldades foram tema de encontro na Expovale. Conforme um dos líderes da comunidade Taquari Valley, Rodrigo de Oliveira, a iniciativa visa estabelecer movimentos estratégicos para os empreendedores, em especial na busca de soluções inovadoras.

A temática foi “Cidades Inteligentes”. Os participantes fizeram uma imersão de três dias no fim de semana passado. Neste sábado, os participantes aproveitaram o ambiente da feira para validar as ideias.
Neste sentido, Rodrigo de Oliveira realça que os três projetos vencedores ganharam um espaço de incubação na Tecnovates. “Essa é uma oportunidade de continuar desenvolvendo as startups”.

O primeiro lugar criou um aplicativo para auxiliar deficientes visuais em atividades diárias, utilizando a câmera do celular para identificar obstáculos e fornecer orientações por áudio. Em seguida, o destaque foi a Reocup, programa voltado para o reaproveitamento de materiais e espaços ociosos da cidade. Já a terceira colocada, desenvolveu um aplicativo para auxiliar na coleta e separação de resíduos.

O encontro deste sábado serviu para que os participantes compartilhassem experiências e aprendizados e inspirações. Rodrigo destaca o intuito do Vibee de fortalecer a economia criativa a partir de iniciativas para soluções que beneficiam a comunidade e o desenvolvimento econômico.

Experiência global para adaptar no Vale

O Head da Vibee Unimed, Rafael Zanatta, realça as atividades promovidas pela aceleradora de startups, destacando a importância da economia criativa e a busca por soluções inovadoras.

Para ele, a Expovale proporciona um espaço para compartilhar experiências. Diante disto, a tarde deste sábado foi de painéis sobre troca de ideias e experiências do Vale do Silício. Conforme Zanatta, é preciso entender os movimentos globais e tentar aplicar boas práticas na região. “Devemos adaptar os exemplos do mundo, em especial do Vale do Silício para gerar desenvolvimento e qualidade de vida”.

A programação contou com discussões sobre como aproveitar o potencial local, tanto em termos de mão de obra quanto de recursos naturais.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais