A rotina de estudos de Maria Eduarda Mezzacasa Pin, 20, é intensa. Faltando duas semanas para a prova do maior vestibular federal do estado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
a estudante conta que está focada nas revisões, simulados e redações. “Também estou fazendo provas antigas, que ajudam a direcionar as revisões e a relembrar aqueles conteúdos que estudei há mais tempo”.
Maria Eduarda pretende cursar medicina na UFRGS, o curso mais procurado no vestibular de
2025. Para ela, esta é uma das provas mais difíceis, o que exige bastante dedicação. No entanto, acredita que a qualidade do curso compensa o esforço. “Vale a pena persistir e estudar bastante para essa prova. Também é importante manter a saúde mental em dia, a fim de chegar na prova o mais tranquila possível”, comenta.
De acordo com o professor de redação do Método Medicina, Filipe Vuaden, a UFRGS adota uma divisão mais tradicional de prova, em que cada disciplina recebe um conjunto de 15 questões. O diferencial da universidade é que, a depender do curso escolhido pelo participante, “o peso que cada disciplina exercerá na classificação final dele será diferente. Assim, o aluno precisa ter consciência de quais matérias têm peso mais elevado no curso pretendido e priorizar o estudo delas durante a sua preparação”, explica.
Simulado
Para auxiliar os estudantes nesta reta final, o Método Medicina fará um Simulado da UFRGS, nos dias 18 e 19 de novembro. A atividade é pensada para reproduzir o estilo da prova e as condições que os estudantes vão encarar durante o vestibular.
“O simulado apresenta o mesmo número de questões e a mesma divisão de disciplinas por dia adotada pela UFRGS. O estilo das questões e os conteúdos cobrados respeitam o perfil das últimas provas da universidade”, afirma Vuaden. Também será realizada uma redação.
Por aproximar o estudante do ambiente no qual o vestibular será feito, eles terão uma prévia do seu desempenho e, a partir dela, podem mapear pontos fortes e fracos. Assim, os alunos conseguem reforçar os conteúdos que ainda não estiverem bem consolidados até o dia da prova oficial.
Para além do simulado, Vuaden revela que os alunos do Método contam também com plantões tira dúvidas com o time de professores. “Nesses plantões, o estudante tem acesso à correção comentada da prova e a explicações dos pontos que ainda deve aprimorar”.
O vestibular
O Vestibular 2025 da UFRGS será aplicado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. No total, são
oferecidas 4.023 vagas em 97 cursos de graduação, sendo medicina a formação mais procurada, com índice de 68,84 para cada vaga ofertada.
De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), que calcula a qualidade das graduações e Instituições de Ensino Superior do Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou com a melhor colocação entre as instituições federais do país.