As soberanas do Bicentenário da Imigração Alemã levam o orgulho germânico aos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Elas residem em Lagoa dos Três Cantos e foram eleitas em janeiro de 2024, representando um marco importante para a cidade. O município é na verdade, praticamente todo de origem alemã. “Nós temos mais de 90% das pessoas aqui descendentes de alemães”, destaca a professora Ires Margarida Fath, secretária de Educação.
Como foram escolhidas as Schönheits-königinen
As Soberanas da Beleza Alemã, chamadas Schönheitsköniginen são Ana Júlia Mann, Fernanda Luana Scheffel e Keaile Vitória Bohn, que viajam para eventos e divulgam a cultura germânica em todo o Estado. Vestidas com trajes típicos, elas viraram o símbolo da identidade germânica no RS.
Elas são jovens e foram escolhidas por meio de concurso de beleza, mas também passaram por um teste cultural, onde demonstraram todo o conhecimento sobre as raízes germânicas.
Soberanas marcam presença no Seminário Neue Heimat
As Schönheitsköniginen três-cantenses participaram do seminário da Neue HeimatFest no dia 18 de outubro, em Lajeado. Elas integraram a abertura, com vários palestrantes. Conheceram Lajeado, o Parque Histórico e levaram a mensagem da imigração ao público. No Deutsche Kolonie Park, puderam explorar as 22 casas históricas que retratam o início da colonização alemã no Vale do Taquari.
“O seminário ajudou os descendentes de imigrantes a manterem suas tradições vivas e refletir sobre a trajetória dos alemães, suas contribuições e desafios no RS”, salienta a professora Ires Fath, que acompanhou o cortejo em Lajeado. Segundo ela, especialmente no ano do bicentenário, esses debates são necessários para lembrar o quanto a imigração foi importante e contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
Para soberanas, imigração ajudou a impulsionar educação e economia
As soberanas da beleza alemã demonstram conhecimento profundo sobre a história da imigração. Segundo elas, os imigrantes ajudaram a desenvolver o RS na agricultura, na educação, nas artes, na indústria e no comércio. Para elas, a dedicação ao trabalho, a busca por qualidade e a valorização do conhecimento e da família são traços que eles deixaram profundamente enraizados nas colônias e que permanecem vivos até hoje.
Os descendentes continuam a honrar as raízes ao mesmo tempo que abraçam o presente e olham para o futuro. Para elas, o bicentenário é uma forma de valorizar as contribuições germânicas e ajudar a construir uma Nação forte, diversificada e que respeita as origens.
Cidades onde divulgaram a cultura germânica
Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Carazinho, Não-Me-Toque, Tapera, Selbach, Victor Graeff, Ibirubá, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Colorado, Tio Hugo, Santo Antônio do Planalto, Mormaço, Soledade, Espumoso e Alto Alegre.