Movimento do setor produtivo para reduzir déficit de profissionais com qualificação técnica desencadeia iniciativas do Senai. A coordenação regional autorizou a abertura de 12 vagas para bolsistas em três cursos de nível médio na escola de Lajeado.
As formações em eletrotécnica, automação industrial e eletromecânica têm duração de dois anos. “Conseguimos aprovar as bolsas de estudos integrais, quatro para cada um dos cursos”, diz o coordenador do Senai Vale do Taquari, Jerry Hibner.
Cada turma terá até 30 alunos e as aulas começam em fevereiro. A seleção será por meio de uma prova e as inscrições vão até a próxima quarta-feira, 20 de novembro. “A região está carente de profissionais técnicos. Agora temos mais uma possibilidade em resposta ao pedido das indústrias locais.”
O Senai tem duas unidades na região (além de Lajeado, em Guaporé). Também há postos de atendimento em Teutônia, Encantado e Serafina Corrêa. Por dia, mais de mil alunos frequentam as escolas. Por ano 1,5 mil estudantes se formam em algum curso dentro do programa Jovem Aprendiz, além de 1,1 mil alunos nas formações de nível técnico e qualificação.
Movimento regional
No fim de outubro, empresários e dirigentes da escola técnica do Senai fizeram duas reuniões de trabalho sobre possibilidades para formar mais trabalhadores, uma em Lajeado e outra em Encantado. “Sobram vagas e faltam pessoas. Essa é uma preocupação que ouvimos de todos os setores”, diz Hibner.
A Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT) adotou como estratégia promover uma série de reuniões em diferentes microrregiões para criar um documento sobre empregabilidade e necessidade das empresas.
Segundo o gerente de operações do Senai Vale do Taquari, Jerry Hibner, a aproximação entre a escola técnica e o setor produtivo é uma exigência frente ao cenário do mundo do trabalho. Na avaliação dele, conhecer as necessidades de cada segmento industrial serve de base para a busca de cursos específicos.
“Na reunião que tivemos aqui com as indústrias, ouvimos as necessidades.
Inclusive temos um plano para mais formações gratuitas ao longo de 2025”, ressalta Hibner. Essa modelagem está prevista para começar na metade do próximo ano, voltada para a requalificação de profissionais que já estão no mercado de trabalho.
Serviço
O que: Vale conquista 12 bolsas de estudos para cursos técnicos
Inscrição: até 20 de novembro
Seleção: prova aplicada pela internet
Mais informações: de segunda a sexta (exceto feriados), em horário comercial, fone: 3710 6120
Cursos
Técnico em Eletrotécnica
Duração: 2 anos
Área de Atuação:
– Manutenção predial
– Projetos de engenharia
– Instalações elétricas industriais
– Sistemas de distribuição de energia
Técnico em Automação Industrial
Duração: 2 anos
Área de Atuação:
– Indústria 4.0
– Processos tecnológicos e integrados
– Automação de processos produtivos
Técnico em Eletromecânica
Duração: 2 anos
Área de Atuação:
– Concessionárias de energia elétrica
– Fábricas de eletrodomésticos
– Diversos setores industriais