Empreendedores mostram ações e destacam potencial do Vale

TURISMO REGIONAL

Empreendedores mostram ações e destacam potencial do Vale

Painel discutiu como a região pode despontar definitivamente como destino turístico, a partir dos desafios do setor e da infraestrutura

Empreendedores mostram ações e destacam potencial do Vale
Idealizador do Boulevard Encantado destacou importância do investimento para o Vale (Foto: Simone Rockenbach)
Vale do Taquari

Aproveitar as oportunidades que surgem para impulsionar o turismo regional e consolidá-lo no cenário nacional. O painel promovido ontem pela Associação dos Municípios para o Turismo da Região dos Vales (Amturvales), durante a programação da Expovale + Construmóbil trouxe muito mais do que bons exemplos. Foi uma forma de mostrar que o Vale está no caminho certo.

A atividade, ocorrida durante a manhã, apresentou cases de dois empreendimentos que, somados ao Cristo Protetor de Encantado, têm potencial para transformar a realidade regional. Um deles, será inaugurado na próxima semana. Outro deve começar a ser construído em 2025, com projeção de entrega para 2027.

Idealizado em meio ao boom causado pela obra do monumento religioso, o Boulevard Encantado tomou forma e chama atenção pela imponência. Fruto de um trabalho conjunto, liderado pelo empresário Fábio Vitória. Para ele, o investimento ocorre no momento certo, com o Vale se consolidando como destino turístico.

“Traçamos um projeto de viabilidade de mercado, com equipes ligadas ao mercado financeiro e ao de turismo. A partir disso, saiu o projeto do Boulevard. As equipes convergiram no sentido de que, sim, o Vale é uma grande promessa em relação ao segmento de turismo e que valeria a pena avançar nesse investimento”, destaca.

“No meio do processo”

O painel do qual Vitória foi um dos convidados teve como tema “Infraestrutura e turismo: o que falta para o Vale decolar?”. Na opinião dele, a região está “no meio do processo” para se tornar a segunda principal região turística do RS, atrás apenas da Serra Gaúcha, e lembra que muitas regiões Brasil afora passaram pelos mesmos desafios antes da consolidação.

“Existe uma grande aposta, que não é só nossa, de que o Vale tem todo um potencial a ser explorado. O que viemos mostrar aqui no painel são questões práticas. Que oportunidades precisamos oferecer para que, de fato, o Vale se consolide como destino turístico? Acredito que estamos do meio para a frente nesse caminho”.

Apesar do desafio logístico causado pelas enchentes, com a queda de pontes e destruição de estradas, ele lembra que a catástrofe afetou todo o RS e a recuperação do setor turístico já começou. “Estamos passando por cima disso, temos acessos melhorados e a promessa de que a principal ponte [na ERS-130] fique pronta até o fim do ano.

Otimismo

Sócio-diretor da rede de hotéis Laghetto, Plínio Ghisleni também foi um dos convidados do painel. Na ocasião, deu detalhes sobre as operações do grupo e também a projeção da construção de um hotel junto ao Boulevard Encantado. As obras devem iniciar em 2025, com projeção de entrega em 2027. Os primeiros apartamentos começaram a ser comercializados.

Ghisleni lembra que foi convidado por Vitória para conhecer o empreendimento em construção e também para investir no local. “Eu pedia sobre como seria essa obra? O Fábio virava, olhando para o Cristo Protetor, e dizia: Ele é quem decide […] Há diversos locais consagrados com esse tipo de turismo religioso, olhando exemplos Brasil afora. E a beleza local é impressionante”, comenta.

Filho de um encantadense, Ghisleni comenta que a relação afetiva com a cidade também influenciou na decisão de abrir um hotel em Encantado, mas destaca o potencial do local. “Estamos com muito otimismo, porque o que eu já vi nas proximidades do Cristo e no entorno das cidades, se preparando, mostra que chegou a hora. O Vale já está decolando. Acredito muito nisso”.

Jogos

Outro participante da atividade, o presidente do IDT Cema e diretor de Hospitalidade e Jogos da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Paulo, Bruno Omori abordou as tendências e oportunidades com a legalização dos Jogos no Brasil, destacando a possível influência deste movimento no turismo brasileiro.

“O projeto de Lei assim que aprovado, será sancionado pelo presidente e com isso libera o crescimento e a instalação de cassinos e bingos no Brasil, proporcionando assim mais movimentação e economia para turismo brasileiro e no Vale do Taquari”, explanou.

Acompanhe
nossas
redes sociais