O governo federal confirmou na tarde desta quinta-feira, 14, o depósito de R$ 14,1 milhões para a recuperação da Av. Daltro Filho, no trecho entre a rua 31 de Março e Carlos Redecker, em Roca Sales. A obra prevista atinge uma área de dois mil metros quadrados, com uma nova galeria de 190 metros de extensão e 11 metros de largura.
“Entendemos que essa é uma intervenção fundamental para a reconstrução da cidade. Trata-se de um recurso considerável e não será o último”, diz o secretário nacional da Reconstrução do RS, Maneco Hassen.
Com o empenho da verba, cabe ao governo municipal encaminhar à União o projeto executivo da obra e fazer a licitação. Com essas etapas cumpridas, o recurso é liberado. Os pagamentos consideram o cumprimento das etapas da obra. “O governo federal mantém o compromisso com o Vale do Taquari. O presidente Lula sabe que se trata da região mais atingida por eventos climáticos extremos desde setembro do ano passado”, reforça Hassen.
A via de acesso na galeria da Av. Daltro Filho é um dos pontos mais atingidos pelas tragédias. A enchente de setembro de 2023 alterou o solo e a base da passagem. Aconteceram deslizamentos e o trecho ficou instável.
A avenida é a principal entrada de Roca Sales. Nas imediações estão empresas importantes à economia do município, como a JBS e Curtume CBR. Em análise da Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales, se trata de uma obra prioritária para reduzir os riscos de inundação na área central.