Abastecimento de água e energia no Vale do Taquari foi fortemente afetado pelas cheias de maio, evidenciando a fragilidade da infraestrutura local. A questão é uma das pautas abordadas na Revista Infraestrutura, desenvolvida pelo Grupo A Hora, lançada nesta quinta-feira, 15, durante a Expovale + Construmóbil 2024.
Em entrevista à Rádio A Hora, durante no evento, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o vice-presidente da Cooperativa Certel, Daniel Sechi; e o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Languiru, Rudimar Landmeier, discutiram os impactos das cheias e as soluções para a recuperação da região.
Caumo destacou a necessidade de melhorias no saneamento básico da cidade, enfatizando que, enquanto o problema do abastecimento de água é relativamente fácil de resolver, o tratamento do esgoto é um desafio mais complexo. “O problema da água é fácil de resolver. O difícil é o esgoto. Os indicadores de Lajeado não são os melhores por conta do tratamento do esgoto”, afirmou o gestor.
Por vez, o presidente da Certel, Daniel Sechi, abordou as estratégias da cooperativa para melhorar o fornecimento de energia na região.
Confira a entrevista completa e acompanhe a programação