O governo de Lajeado avalia a viabilidade de remover a estrutura da ponte de ferro do Arroio Forquetina, que ficava na divisa com o município de Forquetinha, mas que foi levada pela cheia de maio deste ano.
Para avaliar as condições da estrutura, o prefeito Marcelo Caumo e os vereadores Fabiano Bergmann e Isidoro Fornari, fizeram uma visita, nesta quinta-feira, 14, ao local onde ela foi encontrada. Durante a inspeção, foi discutido como será feito o processo de retirada e transporte, já que ela está fora do local original.
A remoção exigirá a abertura de uma estrada por uma propriedade particular, o uso de guincho para levantamento da ponte e, possivelmente, o corte e transporte dos materiais para um novo destino.
Leia mais: Historiador faz apelo e ponte é encontrada em Forquetinha
Em agosto deste ano, o professor Waldemar Richter fez um apelo durante entrevista na rádio A Hora, solicitando a ajuda para encontrar a estrutura. A mobilização deu resultado, e a ponte foi localizada por moradores da região no dia 19 de agosto.
Duas possibilidades são analisadas quanto ao futuro da estrutura. Uma delas seria a instalação no Parque Histórico de Lajeado, área de interesse cultural e ambiental do município. A outra opção seria colocá-la no Arroio do Engenho, nas proximidades do Parque Ney Santos Arruda.