O novo projeto de remodelação do Parque do Imigrante é de encher os olhos. A um custo aproximado de R$ 15 milhões, e provocado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a construção de um moderno e revigorado centro de eventos urge como uma premissa básica para consolidar não só Lajeado, mas todo o Vale do Taquari como um dos principais polos do turismo de negócios no Estado. Já estamos no caminho. Mas não podemos mais perder eventos para outras regiões do Rio Grande do Sul em função da pouca estrutura para grandes e médios eventos. E mais. Precisamos de infraestrutura para atrair feiras, seminários, jornadas técnicas e exposições que hoje são realizadas em outras cidades gaúchas, ou mesmo em outros Estados. É preciso pensar grande. Assim como os idealizadores do Parque do Imigrante pensaram na longínqua década de 60.
Benoitt pensa em 2026
Recém-eleito vereador em Lajeado com 1.127 votos, o ex-secretário do Meio Ambiente Luís Benoitt (PL) tem ensaiado nos bastidores uma possível candidatura a deputado estadual em 2026. Talvez seja só especulação. Mas o fato é que o PL não pretende passar o pleito geral em branco aqui no Vale do Taquari. Assim como outros tantos partidos com diretórios instaurados em nossa região.
Blau reclama do barulho
Vereador mais experiente no plenário da câmara de Lajeado, Waldir Blau (MDB) tem sentido na pele os impactos da ponte do exército. O tráfego intenso no bairro Olarias, onde mora o parlamentar, tem sido pauta constante. Na câmara, Blau solicita envio de ofício às empresas BRF e Minuano para que orientem os motoristas a não buzinarem durante a noite naquele trecho urbano.
Spohr cobra plebiscito pela água
O debate sobre a renovação – ou não – com a Corsan/Aegea tem agitado os bastidores em Lajeado. Interesses privados, coletivos e públicos se misturam em torno de um embate complexo sobre cifras bilionárias e, também, sobre o meio ambiente. Um debate que também repercute no plenário da câmara. Nesta semana, por exemplo, o vereador Ederson Spohr (MDB) sugeriu um plebiscito.
Mutirão pela nova ponte da ERS-130
A empresa contratada pelo governo estadual para a construção em apenas seis meses de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, está clamando por ajuda. A empreitada já não era simples. E tomou proporções ainda mais dramáticas diante de uma dura realidade compartilhada com praticamente todo o setor produtivo da região: a falta de mão de obra. Assim como a imensa maioria dos empreendimentos regionais, a empresa reforça o sentimento de pleno emprego local e busca auxílio para completar o necessário quadro de funcionários na obra. Mas, e diferente de outros tantos negócios, a obra na ERS-130 tem uma peculiaridade que merece um esforço e um olhar ainda mais coletivo. A empresa precisa solucionar, o mais breve possível, um dos piores estragos logísticos causados pelas enchentes em todo o Estado. O pior no Vale do Taquari. Portanto, e por óbvio, não podemos só observar e cobrar de longe. Muitos menos torcer contra. Precisamos de um mutirão empresarial e político para, de uma forma ou de outra, acelerar a obra. Não pela empresa contratada e tampouco pelo Estado. Mas pelo bem do Vale do Taquari.
Tiro Curto
– Prefeita eleita em Lajeado e atual vice-prefeita da cidade, Gláucia Schumacher (PP) estará de férias nos próximos 10 dias. E isso deve aumentar ainda mais a ansiedade dos futuros – e atuais – secretários municipais e demais cargos comissionados.
– Antes de sair de férias, ela anunciou ontem os três primeiros secretários. E são três mulheres: Giovana Linhares na Saúde, Eliana Heberle no Desenvolvimento Social, e Adriana Vettorello na Educação. Além delas, também já foram citados nos bastidores os nomes de Jairo Valandro para a Seplan, Mozart Lopes para Obras e Paula Thomas para a Cultura. Desses, Valandro é o mais próximo de ser anunciado.
– Também em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (PP) sugere à Amvat e ao Consisa um consórcio intermunicipal para promover a castração de cães e gato, visando o controle populacional dos animais e a mitigação dos impactos na saúde pública.
– Em Estrela, o governo anuncia a suspensão do “Chamamento Público para Credenciamento de empresas do ramo da construção civil para Elaboração de Projeto e Construção de Unidades Habitacionais de Interesse Social”. O edital é destinado às vítimas da enchente e serpa reagendado.
– Sidnei Eckert (MDB), o futuro prefeito de Arroio do Meio, enfrenta dificuldade para compor um sonhado secretariado técnico. Segundo ele, é difícil atrair profissionais com disposição para deixar os negócios em segundo plano.
– Prefeito reeleito em Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) avisa que só anuncia novos secretários em dezembro. Já o prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD), quer apresentar a futura equipe ainda em novembro. E Jonas Calvi (PSDB) quer deixar para depois do Natal em Encantado.