Caiaqueiros reflorestam 42 quilômetros de margens do Rio Taquari

MEIO AMBIENTE

Caiaqueiros reflorestam 42 quilômetros de margens do Rio Taquari

Mais de 60 mudas de árvores nativas e 400 sementes foram plantadas entre Roca Sales e Lajeado

Caiaqueiros reflorestam 42 quilômetros de margens do Rio Taquari
Foto: divulgação

Recuperar as áreas degradadas pela enchente e reflorestar as margens do rio Taquari com árvores nativas. Este é o objetivo do projeto Reme essa Ideia, organizado por um grupo de caiaqueiros do Vale do Taquari.

Uma das ações foi realizada entre os dias 9 e 10 de novembro. A iniciativa consistiu no plantio de 60 mudas de árvores nativas e a semeadura de 400 sementes, com o objetivo de promover a recuperação ambiental da região.

O evento, que durou dois dias, envolveu cerca de 30 pessoas, entre caiaqueiros, todos eles voluntários. Em trajeto de 42 quilômetros, percorreram quatro municípios: Roca Sales, Arroio do Meio, Colinas e Lajeado.

Durante a remada, os participantes plantaram mudas de espécies nativas como calandras, sarandis, figueiras e também sementes de pitangas, olho-de-pomba e outras plantas regionais.

Foto: divulgação

As 60 mudas foram divididas igualmente em quatro pontos estratégicos ao longo do percurso. Em Roca Sales, na Rua da Barca, local de partida da remada, 15 mudas foram plantadas. O segundo ponto, em Arroio do Meio, no Salto São Caetano, onde o grupo fez uma pausa para o almoço, também recebeu 15 árvores nativas. Colinas, onde ocorreu o acampamento no camping Paraíso Santo Antônio, abrigou mais 15 mudas, enquanto o ponto final da ação, em Lajeado, no Porto dos Bruder, completou o plantio com outras 15 árvores.

A ação contou com a participação de caiaqueiros das cidades de Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Encantado, Venâncio Aires e Colinas. De acordo com João Paulo Aires, um dos organizadores e idealizador do projeto, o reflorestamento começou como uma resposta à enchente que afetou a região no final do ano passado.

“Essa é a nossa segunda ação. No ano passado, já tínhamos realizado o plantio de mais de 30 árvores em um ponto de acesso público, em Arroio do Meio. A partir da enchente, sentimos a necessidade de continuar o trabalho e expandir a ideia para outras cidades”, explica.

A prefeitura de Colinas foi um dos poucos apoiadores públicos do projeto, cedendo veículos para auxiliar na logística do evento, transportando os caiaques e os participantes entre os diferentes pontos de plantio. No entanto, a maior parte dos recursos, incluindo o custo das mudas e adesivos, foi arrecadada entre os próprios participantes, que bancaram as despesas do evento de forma voluntária.

O projeto Reme Essa Ideia é uma continuação de um trabalho iniciado no ano passado com o nome Plante Essa Ideia. Na primeira ação, o grupo se concentrou em um ponto específico de fácil acesso, arrumando a estrada com ferramentas manuais e plantando árvores para ajudar na recuperação da vegetação.

Galeria

Foto: divulgação Foto: divulgação Foto: divulgação Foto: divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais