Parque do Imigrante recebe plano de modernização

CENTRO DE EVENTOS

Parque do Imigrante recebe plano de modernização

Projeto para remodelação do espaço que recebe a Expovale + Construmóbil até domingo, 17, foi apresentado nesta noite, pela Acil e prefeitura de Lajeado

Parque do Imigrante recebe plano de modernização
Projeto prevê modernização da entrada e primeiros espaços do Parque do Imigrante (restaurante, pavilhão 1 e saguão 1). (Foto: REPRODUÇÃO)

Com custo estimado em R$ 15 milhões, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a prefeitura de Lajeado apresentam projeto de reestruturação do Parque do Imigrante. A proposta busca consolidar o local como um grande centro de eventos regional, e foi apresentada nesta noite, 13, durante a Expovale + Construmóbil, que segue com programação até domingo, 17.

Para cobrir o investimento, a entidade comercial conta com o apoio da prefeitura de Lajeado, e não descarta financiamentos ou verbas estaduais e federais, já que o novo centro de eventos envolve diferentes áreas, como turismo, cultura e negócios.

Presidente da Acil, Joni Zagonel destaca que o novo projeto envolve desde a portaria B, em frente à Avenida Parque do Imigrante, restaurante, pavilhão 1 e saguão 1. “É um projeto muito bonito e viável, uma área que traz oportunidades para Lajeado sediar eventos que não eram sediados aqui”.

Segundo Zagonel, a ideia é também projetar o Vale como uma região de referência no setor de eventos. “A gente precisa, cada vez mais, se formar nisso, ser uma região inovadora”.

Espaço que serve de abrigo para pessoas atingidas pelas cheias na cidade, a remodelação também leva em consideração situações emergenciais. Município e Acil acreditam que o parque se tornará ainda mais qualificado para momentos de crise. Isso porque o projeto prevê salas de apoio administrativo, salas de reunião e eventos e um pequeno auditório.

Assim como essa, outras propostas de reforma do parque já foram apresentadas nos últimos dez anos, e não saíram do papel. Desta vez, Zagonel garante que pela vontade dos integrantes da entidade e do poder público, o projeto deve ser executado.

Modernidade e preservação

Uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, Gabriela Stürmer Silva, da Norde Arquitetura, afirma que a proposta engloba diferentes programas de necessidades. Além de um novo pavilhão, remodelado e um pouco maior do que o existente, ela destaca a preocupação com a acessibilidade ao parque, que ganha destaque no projeto.

Gabriela ainda cita um auditório para mais de 300 pessoas, áreas de restaurante independente do acesso pelo pavilhão, espaços de reunião, áreas de trabalho, segurança, camarim e diferentes salas para suporte, assim como uma cozinha.

Unindo modernidade e preservando a história, a identidade visual do projeto não descaracteriza a estrutura existente hoje. “O projeto se preocupou em dar uma cara nova ao parque, mas ao mesmo tempo considerando como ele é hoje”. Segundo Gabriela, esse cuidado já foi tomado na união dos pavilhões 2 e 3, feita ainda antes da feira deste ano. A ainda afirma ser necessário ainda desenvolver projetos complementares, mas seria possível iniciar a obra em 2025.

Pensar o turismo

A programação da 23ª Expovale + Construmóbil segue nesta quinta-feira, 14, com agenda de eventos e negócios, além de painéis técnicos. Entre eles, se destaca o evento organizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), na manhã de hoje, às 8h30min.

Com o tema “Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar”, o momento conta com apresentação do diretor executivo do Boulevard Encantado, Fabio Vitória; com o sócio-diretor e fundador do Laghetto, Plinio Rafael Ghisleni; e com o presidente do IDT-Cema e ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), Bruno Omori.

Ideia é que o parque seja referência para eventos da região e do estado. (Foto: Bibiana Faleiro)

Segundo o presidente da Amturvales, Charles Rossner, a ideia do painel é trazer pessoas envolvidas com infraestrutura, para começar a pensar também no desenvolvimento dos equipamentos turísticos.

“A gente tem uma deficiência de leitos, algumas situações de poucas opções e falta de hotéis mesmo, com vocação turística. A gente precisa evoluir nesse sentido. Já temos opções, mas a gente sempre precisa melhorar e aumentar a nossa oferta”, afirma.

Segundo Rossner, o fluxo de turistas na região deve aumentar nos próximos anos, motivado pela inauguração do Cristo Protetor e de outros produtos turísticos pelo Vale. “Aumentar o tempo de permanência é fator determinante para a gente conseguir desenvolver o destino turístico do vale. Então para aumentar o tempo de permanência a gente vai precisar de bons hotéis que tenham o foco em atender o turista”.

Detalhes do projeto

  • – Iniciativa prevê a remodelação dos espaços que integram a portaria B, em frente à Avenida Parque do Imigrante, restaurante, pavilhão 1 e saguão 1.
  • Entrada do Parque será ampliada e modernizada.
  • Haverá salas de reuniões, trabalho, eventos e suporte.
  • Criação de uma cozinha de apoio aos eventos.
  • Auditório para 300 pessoas.
  • Programa de acessibilidade ao parque.
  • Estrutura pensada para receber eventos muito além daqueles que já acontecem na cidade.
  • Capacidade de manter vida no Parque ao longo do ano.
  • Estrutura pensada também para os momentos de emergência, com estrutura adequada para ambiente de trabalho, e autoridades nos momentos de crise.

Hoje na Expovale

  • 8h30min – Painel Amturvales – “Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar” –
    Auditório do Pavilhão 4
  • 13h30min – Palestra – “ESG como estratégia para negócios de impacto” – Auditório do Pavilhão 4
  • 14h – Município de Muçum – Avenida do Turismo
  • 14h30min – Baile da Melhor Idade com Musical Star 3 – Pavilhão de Shows
  • 17h – Palestra Sinduscom VT – “Desmistificando a argamassa estabilizada” – Auditório do Pavilhão 4
  • 18h30min – Baitaca -Pavilhão de Shows
  • 21h – Orquestra de Teutônia – Pavilhão de Shows
  • 21h – Acústico – Solon e Andreia – Espaço Lounge
  • 22h30min – EletroRádio – Pavilhão de Shows

Acompanhe
nossas
redes sociais