Limitar acesso, não proibir

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Limitar acesso, não proibir

Em meio às discussões globais sobre a influência das redes sociais em crianças e adolescentes, uma medida que tem ganhado destaque é a proibição completa do uso desses aplicativos por menores de idade, inclusive em salas de aula. Embora a intenção por trás dessas propostas seja nobre, não acredito no banimento absoluto como a melhor resposta. Pensamos: em um mundo cada vez mais digital, onde as relações, as oportunidades de aprendizado e as habilidades de comunicação estão intimamente ligadas às plataformas digitais, excluir jovens de seu uso pode resultar em mais danos do que benefícios.

No entanto, isso não significa que tudo deve ser permitido sem critérios. Precisamos encontrar o equilíbrio adequado. Limites são essenciais para proteger a saúde mental e o bem-estar dos jovens. É aqui que os especialistas desempenham um papel fundamental. Políticas públicas e regras escolares precisam ser fundamentadas em estudos sólidos e dados científicos. Precisamos, também, reformular a educação das novas gerações. Ensinar jovens a discernir entre o real e o virtual, a identificar fontes de informação confiáveis e a lidar com os desafios da era digital é essencial.

Não sabe

O presidente do PSDB em Lajeado, Carlos Reckziegel, que foi titular da pasta da Cultura no governo de Marcelo Caumo e ficou primeiro suplente de vereador, ainda não sabe qual será seu destino. Ele tem preferência pela Câmara, mas para isto, a vereadora reeleita Paula Thomaz teria que assumir uma secretaria. Mas Paula também quer permanecer no Legislativo. Ou seja, os tucanos ainda não sabem como atuarão no futuro governo de Lajeado.

Vice na Educação

A professora Maristela, eleita vice-prefeita de Colinas, assumirá a Secretaria de Educação na reta inicial da nova gestão. Ela conta com a experiência de direção e sala de aula. Enquanto isso, o prefeito eleito, Marcelo Schroer, ainda não anunciou oficialmente todos os nomes que comporão o secretariado. Conversas e articulações para a definição da equipe estão em andamento, e o anúncio completo deve ocorrer nas próximas semanas.

Mudança

Martin Kaffer, que ocupava a chefia de gabinete do prefeito Danilo Bruxel, em Arroio do Meio, pediu exoneração e deixou o cargo recentemente. Em seu lugar, assumiu Cristian Perin, ex-secretário de Obras, que passa a atuar como o novo chefe de gabinete. A troca de cargo marca uma reestruturação na equipe da administração municipal na reta final de governo.

Não ficam

Os atuais secretários da saúde e planejamento de Lajeado já teriam sido comunicados de que não permanecem em suas pastas no futuro governo municipal.

Qualidade e tarifas justas

Sobre o processo de renovação do contrato com a Corsan, tenho a impressão de que para a população, a prioridade é simples: ter água potável e confiável em suas casas a preços acessíveis.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais