Depois de reformado para receber a 23ª Expovale + Construmóbil, o Parque do Imigrante ganha um novo projeto de restauro, que será apresentado hoje, durante a feira, pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A programação do evento, que já ocorreu de 7 a 10 de novembro, é retomada nesta quarta-feira, 13, e se estende até o dia 17.
O projeto para reestruturar o parque busca transformar o local em um grande centro de eventos, com estrutura para receber diferentes atividades organizadas no Vale. Além disso, também busca poder sediar grandes eventos que, hoje, ocorrem na região metropolitana ou na Serra Gaúcha. A ideia é fazer com que o município entre de forma definitiva no roteiro de feiras, jornadas, convenções e outras promoções estaduais.
O plano de remodelação será apresentado às 20h55min, no auditório da Expovale + Construmóbil. As mudanças serão no saguão 1, pavilhão 1, restaurante e portaria B. Ainda, foi projetado um espaço com auditório.
Destaques da feira
Para receber a edição deste ano, o parque já passou por reforma, depois de ter servido de abrigo para moradores atingidos pelas enchentes. O projeto incluiu a unificação dos pavilhões 2 e 3, pintura e restauro elétrico. No novo Centro de Eventos, junto aos outros pavilhões do espaço, mais de 400 expositores mostram serviços e produtos durante o evento.
Além de fechar negócios, a feira também busca discutir temas atuais e capacitar empresas e profissionais. Na programação desta quarta-feira, um dos destaques é a palestra do Sindicato das Indústrias da Construção do Vale do Taquari (Sinduscom-VT), intitulada “Garantias nas Edificações / NBR 17.170”.
O assunto será abordado pelo engenheiro civil, mestre em Arquitetura, doutorando em Engenharia Civil, diretor de marketing da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat)Brasil e integrante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Felipe Schneider.
Segundo o presidente da Construmóbil deste ano, e vice-presidente do Sinduscom, Daniel Bergesch, a nova norma de Garantias NBR 17.170 estabelece diretrizes para os prazos de garantia que os construtores devem oferecer em relação a diferentes aspectos de um empreendimento.
Ele ainda destaca outro momento da feira destinado à construção civil, com a palestra com o Superintendente Executivo de Habitação na Caixa Econômica Federal, Rafael Forace, que fala sobre as atuais linhas de financiamentos exclusivas para construtoras.
Atenção ao meio ambiente
Ainda, na tarde de hoje, ocorre a 14ª Edição da Jornada Técnica Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, também como parte da programação da feira. O momento é organizado pela Acil, por meio da Unidade Parceiros Voluntários.
Entre as ministrantes do encontro, está a bióloga Elisete Maria De Freitas. “Minha ideia é falar da importância das florestas, das matas ribeirinhas ou matas ciliares”, destaca a profissional. Segundo ela, o objetivo é alertar sobre o papel dessa vegetação durante uma enchente e conscientizar a comunidade sobre a prevenção.
O evento também vai destacar as características da região e quais fatores influenciam em eventos climáticos extremos como os vividos nos últimos anos.
De acordo com Elisete, antes das cheias de setembro e maio, considerando só as margens do rio Taquari, a região possuía 31% de floresta de mata ciliar preservada, distribuída ao longo do leito. “Isso significa que em alguns locais nós tínhamos mais vegetação, e em outras a gente não tinha quase nada”, destaca.
Além disso, a faixa estreita existente era ainda muito descaracterizada, formada por espécies que não são características de mata ciliar.
Consolidar negócios
Outra atividade que se destaca na programação, é a Sessão de Negócios do Sebrae, que ocorre em parceria com a Acil. Gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein ressalta a grande procura da comunidade para participar do evento. “Abrimos 50 vagas e estamos com 52 inscritos”, afirma.
Segundo Liane, o encontro será por meio de rodadas por mesas, em que todos os participantes terão a oportunidade de apresentar suas empresas a outros empresários. “É uma atividade muito dinâmica que oportuniza a geração de novas relações comerciais”, enfatiza. Conforme a profissional, o momento é de networking, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae.
Na programação, ainda estão shows e apresentações culturais, parque de diversões e praça de alimentação.
Monumento restaurado
A tarde de hoje, às 14h, ainda será marcada pelo ato simbólico de entrega do restauro do Monumento do Imigrante, realocado para a entrada do Parque do Imigrante. A escultura foi retirada do seu local original, no canteiro central da Avenida Senador Alberto Pasqualini, em dezembro de 2023. A escultura apresentava sinais de deterioração causados por fatores climáticos, como rachaduras, desgastes, trincos, além de pichações. Após o restauro, feito pelo artista plástico Marcos Datsch – autor da obra, as peças foram destinadas ao novo local no Alto do Parque.