Evento marca a reinauguração de prédio da Escola do Chimarrão

VENÂNCIO AIRES

Evento marca a reinauguração de prédio da Escola do Chimarrão

Autoridades municipais destacaram a importância do empreendimento para o turismo local

Evento marca a reinauguração de prédio da Escola do Chimarrão
Foto: Assessoria de Imprensa
Venâncio Aires

Solenidade marcou a reinauguração de um dos principais atrativos turísticos de Venâncio Aires. Trata-se da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Escola do Chimarrão, em que o prédio de quase seis décadas passou por reformas. A instituição foi reaberta aos visitantes nesta terça-feira, 12, a partir de recursos repassados tanto pelo Executivo, quanto do Legislativo. Integrando o roteiro da Rota do Chimarrão, o espaço recebe em média 1,3 mil turistas ao ano para uma aula de informação e preparo do mate gaúcho.

Localizado em Linha Travessa, a Escola do Chimarrão foi criada em 1998, lembrou a diretora-executiva Rejane Rüdiger Pastore no discurso de reinauguração. Enquanto que o prefeito Jarbas da Rosa ressaltou a popularidade da instituição no Rio Grande do Sul, mas acima quanto ao potencial para divulgação dos empreendimentos locais que compõem a rota turística oficial da Capital do Chimarrão. Lembrou que a partir da próxima Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a instituição terá sede própria e permanente também dentro do Parque Municipal do Chimarrão. A 17ª Fenachim ocorrerá de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio de 2025.

Na escola são ensinados a forma de preparo de 36 diferentes chimarrões, dentre os quais estão o de canhoto, com a bomba do lado invertido; o de namorados, com duas bombas; o prego, usado para quem tem costume de mexer na bomba; o formigueiro, e outros diversos decorados. O letreiro de boas-vindas na fachada em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e alemão – atrai visitantes de vários lugares do mundo, tanto que do exterior já estiveram na entidade representantes provenientes de pelo menos 15 países.

Porém, mais do ensinar a fazer chimarrão, o objetivo do projeto é também difundir os benefícios da erva-mate para a saúde. A erva-mate é considerada uma das plantas mais nutritivas do mundo, com 190 princípios ativos, entre vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Também é considerada um energético natural. E para mostrar como o item pode estar ainda mais inserido na rotina do gaúcho, são apresentados produtos e receitas à base de erva-mate. Dentre elas: bolo, chá e licor de erva-mate.

Acompanhe
nossas
redes sociais