Danielle Harth: “Inteligência emocional é um aprendizado constante e indispensável”

ENTRE ASPAS 

Danielle Harth: “Inteligência emocional é um aprendizado constante e indispensável”

Para promover o ato, a profissional sugere hábitos que incluem a prática da empatia, escuta ativa, controle das emoções e autoconhecimento

Danielle Harth: “Inteligência emocional é um aprendizado constante e indispensável”
Professora e gestora de bem-estar, Danille Harth (foto: Pedro Rodrigues)

Nesta quinta-feira, 14, celebra-se o Dia Nacional da Alfabetização, um momento para refletir sobre os diferentes tipos de aprendizado necessários ao desenvolvimento humano. Segundo a professora e consultora de felicidade Danielle Hart, ser considerado alfabetizado vai além de saber ler e interpretar, é preciso desenvolver a chamada alfabetização emocional, a habilidade de identificar, compreender e regular as próprias emoções, além de se conectar com os sentimentos dos outros.

Danielle destaca que o desenvolvimento dessa inteligência exige momentos de autoconhecimento e paciência. “Ao longo da vida, aprendemos de forma empírica a lidar com nossos sentimentos, mas, quando eles surgem, nem sempre sabemos compreendê-los”, explica. Ela também desmistifica a ideia de que chorar é um sinal de fraqueza, afirmando que, na verdade, é uma maneira de regular as emoções e um passo necessário para compreender nossos sentimentos.

Para cultivar essa alfabetização emocional, Danielle sugere a prática de hábitos como empatia, escuta atenta, controle das emoções e autoconhecimento. “Conectar-se com as próprias emoções e com as dos outros é um aprendizado contínuo e essencial para o bem-estar individual e coletivo”, conclui a especialista.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais