CTG Giuseppe Garibaldi se prepara para o Enart neste fim de semana

37ª EDIÇÃO

CTG Giuseppe Garibaldi se prepara para o Enart neste fim de semana

Grupo apresenta coreografia com o tema "Ana e Pedro", personagens da literatura brasileira de Érico Veríssimo

CTG Giuseppe Garibaldi se prepara para o Enart neste fim de semana
Foto: Divulgação
Encantado

O CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, se prepara para mais uma edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), um dos maiores e mais tradicionais eventos de danças folclóricas do Rio Grande do Sul. Este ano, o grupo se apresenta com o tema “Ana Terra e Pedro Missioneiro”, personagens do livro O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura gaúcha. A coreografia traz à tona aspectos importantes da identidade cultural do estado, com destaque para o contexto histórico, as tradições e a forte relação com a terra e o campo.

Participando do concurso há quatro edições, e este é o terceiro ano consecutivo na disputada categoria Força A. A participação tem sido marcada por resultados expressivos, como a classificação entre as 20 melhores invernadas adultas do estado em 2023, o que motivou ainda mais os integrantes. “Os ensaios começaram em janeiro e estamos em uma preparação constante, uma crescente desde o ano passado. Ficar entre os 20 melhores grupos do estado foi um grande incentivo para todos”, afirma Sabina Guedes, integrante do grupo.

O CTG tem se destacado também em outras modalidades. Henrique Pitol, por exemplo, representará o grupo na chula, enquanto Arlon Lopes participa nas categorias de violão e conjunto instrumental, que também conta com os músicos Geovani Dalpian, André Klein e Henrique Pitol.

A coreografia deste ano, que homenageia os personagens Ana Terra e Pedro Missioneiro, é uma representação vibrante da literatura gaúcha e de suas raízes históricas e culturais. Um dos destaques da apresentação é o uso de uma pilcha diferenciada, o garrão, que é a pata de cavalo usada antigamente para adornar as vestimentas típicas da época. A escolha dos personagens do livro O Tempo e o Vento reflete a busca do grupo por elementos que conectam o passado ao presente, mantendo viva a cultura gaúcha.

Sabrina Guedes, Rômulo Klepker e Fernanda Zanon, integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi (Foto: Diogo Fedrizzi).

A competição

O ENART deste ano ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e reunirá mais de cinco mil participantes, com apresentações nas mais diversas modalidades. Conforme o integrante do CTG, Romulo Klepker, cada grupo de dança ensaia 18 coreografias preparadas ao longo do ano, além de mais duas coreografias específicas, com base no tema escolhido. “Os grupos só saberão quais as três danças que irão apresentar 20 minutos antes de subir ao palco, quando ocorre o sorteio das coreografias”.

Com 30 integrantes, o CTG Giuseppe Garibaldi vive um momento de dedicação e espírito coletivo. “Todos nós temos o sonho de alcançar melhores resultados no Enart. E esse sonho não é só nosso, mas de nossas famílias e amigos, que muitas vezes acabam ficando de lado enquanto dedicamos horas aos ensaios”. A participação no Enart representa muito mais que uma competição, é uma oportunidade de celebrar a cultura gaúcha e mostrar o empenho de uma comunidade apaixonada por suas tradições.

A apresentação do CTG Giuseppe Garibaldi no Enart está marcada para a noite de sábado, 16, por volta das 22h. Para quem não puder comparecer ao evento, o concurso será transmitida ao vivo pelo YouTube.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais