Reconstrução de escolas desafia retorno de Greicy à coordenadoria

REDE ESTADUAL

Reconstrução de escolas desafia retorno de Greicy à coordenadoria

Escolhida em processo seletivo, ela deve tomar posse até o fim do ano, enquanto a atual titular, Cássia Benini, vai para a Subsecretaria da Educação do RS

Reconstrução de escolas desafia retorno de Greicy à coordenadoria
Reforma do Castelinho, uma das maiores escolas do Vale, será um dos desafios da nova gestão da CRE. (Foto: Bibiana Faleiro)
Vale do Taquari

Após quase seis anos, a professora Greicy Weschenfelder retorna à 3ª Coordenadoria Regional de Educação com um novo desafio. Se em 2016, havia grande preocupação com temas como o bullying nas escolas, desta vez a atuação dela terá como foco a reconstrução de instituições afetadas pelas enchentes de setembro de 2023 e maio deste ano.

Aos 43 anos, sendo 25 deles dedicados a educação, Greicy foi selecionada após participação no Qualifica RS, processo criado pelo governador Eduardo Leite para a seleção de líderes ao setor público. Somando todas as etapas, foram seis meses de análise. O resultado foi divulgado nesse fim de semana e, para a nova coordenadora, “ainda não caiu a ficha”.

Natural de Arroio do Meio, onde leciona atualmente, ela vai substituir Cássia Benini, que estava desde 2019 à frente da 3ª CRE e que agora deixa o cargo para atuar como subsecretária-adjunta da Subsecretaria da Educação (SubEdu), ligada à Seduc. A expectativa é de que ambas assumam suas novas funções em dezembro.

Além de Greicy, foram anunciados os titulares das demais 29 coordenadorias regionais de Educação. Todos os futuros gestores passaram pelo mesmo processo de seleção. No caso da 3ª CRE, haviam pelo menos seis pessoas na disputa.

Greicy defende a ideia de reforma do Castelinho e promete empenho para que a obra saia do papel. “Penso que deve ficar onde estar. Deve ser pensado em um planejamento com as pessoas que entendem, de uma reforma para que o prédio não seja tão afetado em caso de novas cheias. É preciso esse olhar urgente para que a escola volte a funcionar o quanto antes”, destaca.

“Mais preparada”

Entre o fim da primeira passagem e o retorno à CRE, Greicy ocupou diversas funções, sempre na área da educação pública. Em Encantado, foi secretária de Educação a convite do então prefeito Adroaldo Conzatti, entre 2019 e 2020. Após, voltou a atuar em sua cidade natal, Arroio do Meio.

Ela leciona e é vice-diretora da Escola Estadual Guararapes, uma das mais afetadas pela enchente na região. Também é professora na rede municipal de ensino. Agora, deve se dedicar exclusivamente à coordenadoria regional.

“Me sinto mais preparada, por já ter ocupado esse cargo. E também porque, no período em que estive afastada da CRE, ocupei cargos de gestão em Encantado e estive em sala de aula, o que me torna muito próxima dos professores. Isso nos dá um diferencial”, projeta.

O período do processo seletivo foi marcado por um drama familiar. Foi neste ano que Greicy perdeu o pai. “Foi o momento mais difícil da minha vida, com a descoberta da doença e a morte do meu pai, que sempre foi meu porto seguro, um grande incentivador. E que com certeza está muito feliz com minha conquista”.

Vivências

Nos quase três anos em que foi coordenadora, Greicy lembra das dificuldades enfrentadas sobretudo com a situação financeira do Estado. Na época, havia o parcelamento dos salários dos servidores, implementado em 2015 pelo então governador José Ivo Sartori e que perdurou até parte do primeiro mandato de Eduardo Leite.

Apesar disso, lembra de bons momentos e cita a implantação do Cipave como um dos grandes feitos da sua gestão. “Fizemos esse trabalho bem forte. Sempre tive por ideia a visitação às escolas, conversa com professores, essa empatia. E é algo que deve ser retomado, pois temos de trabalhar essa questão da paz, do bullying, da ansiedade”.

NOVO DESAFIO

A chegada de Greicy Weschenfelder coincide com a ida de Cássia Benini para a Subsecretaria da Educação. Ela estava desde 2019 à frente da 3ª CRE, tendo passado também pelo processo Qualifica RS e trabalhado com a sua sucessora como chefe de recursos humanos na coordenadoria.

Acompanhe
nossas
redes sociais