O Grêmio iniciou a semana com uma boa notícia. O meia Monsalve foi absolvido em julgamento nessa segunda-feira no STJD. O jogador foi denunciado por causa da expulsão no empate em 0 a 0 com o Botafogo, pela 28ª rodada do Brasileirão.
Por maioria de votos, os auditores da 1ª Comissão Disciplinar decidiram absolver Monsalve dos dois artigos. Com isso, o jogador colombiano está liberado para atuar pelo Grêmio no próximo compromisso, contra o Juventude, dia 20 de novembro.
Para o jogo, Renato Portaluppi terá mudanças na defesa. Jemerson recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Palmeiras e, com isso, deverá ser substituído por Gustavo Martins, recuperado de lesão muscular. O zagueiro não atua desde o dia 4 de outubro, na vitória sobre o Fortaleza por 3 a 1, na Arena. Na oportunidade, o defensor foi substituído ainda no primeiro tempo, após sofrer uma lesão muscular de grau 2 na coxa esquerda.
Rodrigo Ely e Gustavo Martins formaram dupla de zaga em dois jogos do Campeonato Brasileiro. Primeiro, na vitória sobre o Cuiabá por 1 a 0, na Arena. Depois, na derrota para o Fortaleza por 1 a 0, na Arena Castelão.
Soteldo, Villasante e Aravena são dúvidas, uma vez que na noite anterior jogam por suas seleções nas Eliminatórias para Copa do Mundo.