Há 20 anos, família Pretto doava antiga bandeira do Tiro de Guerra de Encantado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, família Pretto doava antiga bandeira do Tiro de Guerra de Encantado

Nulce Pretto doava ao Museu Municipal a bandeira do Brasil utilizada pelo Tiro de Guerra Nº 375, instalado em Encantado no início do século XX. Nulce era viúva do médico Nédio Pretto, falecido em 2003. A bandeira estava guardada na casa da família desde os anos 1940 e pertencia a Miguel Luiz Pretto, pai do médico Nédio. Miguel participou do Tiro de Guerra nos anos 1920. Além da bandeira quase centenária, Nulce doou ao museu uma fotografia onde aparece o sogro Miguel desfilando em 1922, como portador da bandeira do Tiro de Guerra.

Os tiros de guerra foram criados pelo governo federal como quarteis do exército, mas independentes, que treinavam os jovens do serviço militar obrigatório,. O Clube Tiro e Caça de Lajeado surgiu assim, em 1916. O Tiro de Guerra de Encantado foi criado em 1917 e teve Ernesto Gregoire como primeiro presidente. Foi desativado em 1942.

Da esquerda para a direita, Nulce Pretto, Nelly Schäffer (irmã de Miguel Pretto) e Beatriz Cé, coordenadora da Casa de Cultura de Encantado em 2004

Tiro de Guerra em desfile com a bandeira na rua Júlio de Castilhos de Encantado em 1922. Miguel Pretto é o porta-bandeira

Mais de 100 alemães desfilavam por Lajeado

Uma comitiva alemã, formada por 108 turistas, desfilava pela rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado. Vestidos em trajes típicos da região de Freiberg, no oeste da Alemanha, o percurso seguiu até a Casa de Cultura, chamado de Berg Und Hütten Parade (tradução para Desfile de Montanhas e Cabanas).

Pela tarde, o grupo foi ao Parque Histórico de Lajeado, onde participou do III Festival de Etnias. O evento reuniu apresentações da cultura alemã, italiana e afro. Depois de Lajeado, os turistas seguiram para Santa Cruz do Sul, Estrela, Imigrante, Teutônia, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Torres e Porto Alegre.

Há 50 anos, inaugurada a Subdelegacia de Saúde em Lajeado

Há 50 anos, o então secretário estadual de Saúde, Jair Soares, vinha a Lajeado para inaugurar a instalação da Subdelegacia Regional de Saúde. A pasta teria jurisdição sobre todos os municípios do Vale do Taquari, além de Fontoura Xavier e Barros Cassal. Na época, o médico Sérgio Bertoglio, de Lajeado, foi escolhido como chefe da subdelegacia. Hoje, Lajeado é sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Hoje é

  • Dia dos Supermercados
  • Dia do Diretor Escolar
  • Dia Mundial da Pneumonia
  • Dia Mundial do Hip Hop
  • Dia Nacional do Inventor
  • Dia da Indústria Automobilística
  • Dia do Pantanal
  • Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Santo do dia: São Josafá

Acompanhe
nossas
redes sociais