Obra iniciada em janeiro, a reforma da área de lazer do bairro Centenário ainda gera dúvidas na comunidade. O espaço, bastante frequentado por moradores, convive com problemas e reclamações sobre a infraestrutura básica, como a questão da iluminação pública. Em paralelo, o município corre para deixar a praça pronta até o fim do ano.
No local, já foram instaladas quadras de futebol de areia e de vôlei. Também foi construída uma pista de caminhada. No entanto, a demora para a conclusão, além da surgimento de buracos incomodam usuários, que relatam insegurança e até riscos de lesões em crianças.
Havia a expectativa do espaço sediar a festa de fim de ano da Associação de Moradores do Centenário. Porém, a presidente da entidade, Raquel da Rosa, mostra preocupação com a viabilidade do evento. “Nós estamos sem luz, sem nada. Precisamos de ajuda, que alguém nos ajude. Os vereadores já cobraram e nada sai”, pontua.
As obras estão paradas há algum tempo, relata Raquel. Mesmo sem o espaço pronto, a entidade fez uma festa no Dia das Crianças, mas as condições do local geraram críticas das famílias, por conta do perigo que os pontos inacabados representavam. “É um descaso conosco”.
A área de lazer está situada entre as ruas Cecília Meirelles e Carlos Chagas, em uma das regiões mais urbanizadas do Centenário. A proximidade com uma das escolas do bairro, a Guido Lermen, faz com que muitas famílias levem seus filhos ao local.
Nova iluminação
Conforme o secretário municipal de Obras, Cassiano Jung, diversas melhorias foram executadas no espaço desde o início das obras. Destaca, por exemplo, a pista de caminhada, que é bastante utilizada e elogiada. Para conclusão dos trabalhos, cita três serviços: drenagem, nova iluminação e a colocação do campo sintético.
“A drenagem precisa ser feita, pois em dias de chuva, a água acaba empoçando uma parte da área. E, quanto ao campo de futebol sintético, a base está avançada. Precisa ainda do acabamento e, depois, colocar a grama. Ela já foi encomendada, estamos esperando recebê-la”, frisa.
Quanto a iluminação, comenta que os buracos foram abertos justamente para a instalação de novos postes de luz. “Precisamos limpá-los [os buracos] e fazer a instalação desses postes que vão ficar ao redor de toda a área que circunda a pista de caminhada. São uns 20 postes”.
A projeção, segundo Jung, é de que o local esteja pronto até o fim do ano ou, ao menos, perto de ser finalizado. “Dependemos agora do fornecedor da grama. É um espaço bonito e grande e vamos deixá-lo em condições para as pessoas utilizarem”.