Marco de superação para a educação de Cruzeiro do Sul após a enchente de maio, uma escola com capacidade de atender até 500 alunos foi inaugurada neste sábado, 9. Localizada no bairro Cascata, loteamento Primavera, receberá, em primeiro momento, 120 crianças.
O impacto da cheia foi devastador para o sistema de educação de Cruzeiro do Sul. Sete escolas foram atingidas, e quatro delas foram totalmente destruídas, sem possibilidade de recuperação.
Entre elas, a Escola Jacob Sehn, a maior da cidade, que foi reconstruída por uma empresa particular. Além disso, quatro creches também sofreram danos, e duas delas não puderam ser recuperadas.
A nova escola foi construída por um grupo de voluntários e empresas do Paraná e Santa Catarina, em um terreno cedido pela prefeitura para abrigar o novo espaço de 800 m². A mobilização contou com apoio do exército e do Ministério Público, como intermediador e indutor das parcerias.
De acordo com a secretaria de educação do município, o espaço conta com 14 salas de aula e, até o fim do ano, a expectativa é atender 200 alunos. Denominado momentaneamente de Criança na Escola, o educandário receberá estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Passo de Estrela e Antônio Domingos Cíceri Filho. A obra começou em julho, após quatro educandários serem destruídos com a enchente de maio deste ano.
Após o ato de inauguração foi servido um almoço no salão do Grêmio Esportivo Primavera. O lucro também foi revertido à escola.