Os Volkens iniciaram na escola aos quatro anos. Primos estudavam em salas próximas, corriam no mesmo pátio. A experiência despertou vocações: cinco se tornaram advogados, um professor, um bancário, um engenheiro de produção, um engenheiro químico e um arquiteto e urbanista
Os primeiros Volkens do CEAT
Gilberto Volken, o primeiro a percorrer o caminho da escola, em 1971, destaca as lições levadas para a vida: disciplina, comprometimento e valor ao conhecimento. “Tivemos uma boa base educacional para ingressarmos no mercado de trabalho”, salienta o bancário aposentado.
Nos anos 1970, o diretor Friedhold Altmann cobrava dos alunos postura exemplar, dedicação aos estudos e comprometimento para passar nos processos seletivos que os levariam às faculdades. Também enfatizava o desenvolvimento do caráter e o valor da cidadania. Foi essa abordagem que fez Gilberto e Gilmar, os dois primeiros Volkens a estudar na instituição, valorizarem a escolha que fizeram. “A decisão de nossos pais de nos colocar em um colégio particular foi fundamental para que construíssemos uma visão de futuro”, diz Gilberto.
O irmão Gilmar Volken ingressou na escola dois anos mais tarde, em 1973. Com a ajuda de bolsas, os pais de Gilberto e Gilmar garantiram uma formação sólida. Para agregar ao orçamento, trabalhavam de dia e estudavam à noite. Gilmar se formou, manteve os filhos na escola e continua ligado a ela como integrante do comitê de crise.
Aula de professor inspirou Gilmar a seguir advocacia
Durante os anos de estudo, Gilmar experimentou as aulas de mecanografia, mas foi a disciplina de Direito que o influenciou na carreira de advogado. A matéria era oferecida no curso de Contabilidade, enriquecidas pelas lições do professor Warlei. “Todos prestávamos atenção ao professor. Me senti à vontade nestas aulas e segui a carreira”, resume ele. Além de integrar o comitê de crise, assessora juridicamente o colégio. O comitê é formado por um grupo que monitora e realiza ações para resolver questões do cotidiano escolar.
Gilmar enfatiza que a educação de qualidade é fundamental para preparar pessoas para o mercado de trabalho, além de fortalecer a consciência cidadã. ‘A educação é a soma de fatores como ensino, comportamento e disciplina, que nos faz valorosos à sociedade.’ Essa referência educacional tão significativa levou Gilmar a oferecer aos seus filhos a mesma oportunidade, matriculando-os no colégio. No Ceat, a história da família Volken segue, agora com a missão da professora Fernanda Volken, filha de Gilberto.
Aluna virou professora
Fernanda Volken tem uma conexão de 20 anos com o CEAT, iniciando como aluna e agora, professora. Aos 26 anos, ela sente que atingiu a maturidade pedagógica e defende o professor que sabe transmitir ao aluno, a sensação de “pertencimento”. “Percebo o CEAT como um ambiente de oportunidades e acolhimento das diferenças. Tenho orgulho de meu pai e meu padrinho terem estudado na escola’, diz Fernanda.
Na infância, Fernanda, os irmãos e os primos compartilhavam o pátio e as atividades esportivas nas quadras do colégio. A jornada educacional em conjunto favoreceu os laços. Ao se formar em Educação Física, a escola a contratou como professora de ginástica. “Eu tento passar para eles a mesma segurança e acolhimento que meus professores me transmitiram”, enfatiza.
As práticas pedagógicas de Fernanda se baseiam no acolhimento, para que alunos se sintam valorizados e motivados a aprender. “A educação não só abre portas como também constrói caminhos. É a ferramenta mais importante para a pessoa saber fazer escolhas para a vida”, enfatiza.
Primos na carreira do Direito
Durante os oito anos de jornada no CEAT, Mathias Volken encontrou uma referência essencial na escola para aprender e construir cidadania. ‘O colégio influenciou significativamente minha carreira’, afirma ele. Mais do que os conteúdos acadêmicos, a escola ensinou a trabalhar em grupo, colaborar, respeitar e buscar o desenvolvimento contínuo. A diferença ficou clara quando ingressou na faculdade. ‘Conceitos que para nós, alunos do CEAT, eram básicos, como trabalho em equipe e formatação de trabalhos, não eram tão comuns entre os estudantes de outras instituições.’ Mathias acredita na educação como ferramenta para a construção de uma sociedade forte. ‘Sem uma educação sólida, não conseguiremos crescer como Nação”.
O grupo de amigos de Christiano Volken Nunes é o mesmo desde a pré-escola, um reflexo da forte comunidade que se forma no colégio. Quando a informática começou a se popularizar, o CEAT já oferecia aulas. “Eu me sentia na vanguarda”, relata ele. A escola oferecia recursos inovadores, bibliotecas bem equipadas e diversas opções de práticas esportivas. Gincaneiro por influência da escola, Christiano garante ser a gincana, uma “aula de cooperação”, em que os grupos compartilham de experiências de liderança e colaboração. A viagem, primeira experiência fora de casa, fortaleceu amizades e estreitou o relacionamento com professoras. “Momentos que marcaram minha vida”
O processo educacional foi crucial para fortalecer a ideia de cidadania em Christiano. Ele explica: em um contexto global marcado guerras e conflitos, a educação é crucial para estimular a paz. ‘Só a educação pode consertar o mundo’, diz Christiano, ressaltando a potência do ensino: ‘Escolas como o Ceat são fundamentais para formar cidadãos responsáveis e com uma visão coletiva.