Valor em educação transforma trajetória profissional da Família Volken

Memórias e Construções

Valor em educação transforma trajetória profissional da Família Volken

Uma educação responsável forma jovens para o futuro, valoriza a cidadania e impacta a escolha da carreira. Quando essa influência ocorre na mesma família, fortalece o legado. Dez integrantes da Família Volken passaram pelo ensino do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

Valor em educação transforma trajetória profissional da Família Volken
Família Volken
Lajeado

Os Volkens iniciaram na escola aos quatro anos. Primos estudavam em salas próximas, corriam no mesmo pátio. A experiência despertou vocações: cinco se tornaram advogados, um professor, um bancário, um engenheiro de produção, um engenheiro químico e um arquiteto e urbanista

 

Os primeiros Volkens do CEAT

Gilberto Volken, o primeiro a percorrer o caminho da escola, em 1971, destaca as lições levadas para a vida: disciplina, comprometimento e valor ao conhecimento. “Tivemos uma boa base educacional para ingressarmos no mercado de trabalho”, salienta o bancário aposentado.

Nos anos 1970, o diretor Friedhold Altmann cobrava dos alunos postura exemplar, dedicação aos estudos e comprometimento para passar nos processos seletivos que os levariam às faculdades. Também enfatizava o desenvolvimento do caráter e o valor da cidadania. Foi essa abordagem que fez Gilberto e Gilmar, os dois primeiros Volkens a estudar na instituição, valorizarem a escolha que fizeram. “A decisão de nossos pais de nos colocar em um colégio particular foi fundamental para que construíssemos uma visão de futuro”, diz Gilberto.

O irmão Gilmar Volken ingressou na escola dois anos mais tarde, em 1973. Com a ajuda de bolsas, os pais de Gilberto e Gilmar garantiram uma formação sólida. Para agregar ao orçamento, trabalhavam de dia e estudavam à noite.  Gilmar se formou, manteve os filhos na escola e continua ligado a ela como integrante do comitê de crise.

Aula de professor inspirou Gilmar a seguir advocacia

Durante os anos de estudo, Gilmar experimentou as aulas de mecanografia, mas foi a disciplina de Direito que o influenciou na carreira de advogado. A matéria era oferecida no curso de Contabilidade, enriquecidas pelas lições do professor Warlei. “Todos prestávamos atenção ao professor. Me senti à vontade nestas aulas e segui a carreira”, resume ele. Além de integrar o comitê de crise, assessora juridicamente o colégio. O comitê é formado por um grupo que monitora e realiza ações para resolver questões do cotidiano escolar.

Gilmar enfatiza que a educação de qualidade é fundamental para preparar pessoas para o mercado de trabalho, além de fortalecer a consciência cidadã. ‘A educação é a soma de fatores como ensino, comportamento e disciplina, que nos faz  valorosos à sociedade.’ Essa referência educacional tão significativa levou Gilmar a oferecer aos seus filhos a mesma oportunidade, matriculando-os no colégio. No Ceat, a história da família Volken segue, agora com a missão da professora Fernanda Volken, filha de Gilberto.

 

Aluna virou professora

Fernanda Volken tem uma conexão de 20 anos com o CEAT,  iniciando como aluna e agora, professora. Aos 26 anos, ela sente que atingiu a maturidade pedagógica e defende o professor que sabe transmitir ao aluno, a sensação de “pertencimento”. “Percebo o CEAT como um ambiente de oportunidades e acolhimento das diferenças. Tenho orgulho de meu pai e meu padrinho terem estudado na escola’, diz Fernanda.

Na infância, Fernanda, os irmãos e os primos compartilhavam o pátio e as atividades esportivas nas quadras do colégio. A jornada educacional em conjunto favoreceu os laços. Ao se formar em Educação Física, a escola a contratou como professora de ginástica. “Eu tento passar para eles a mesma segurança e acolhimento que meus professores me transmitiram”, enfatiza.

As práticas pedagógicas de Fernanda se baseiam no acolhimento, para que alunos se sintam valorizados e motivados a aprender. “A educação não só abre portas como também constrói caminhos. É a ferramenta mais importante para a pessoa saber fazer escolhas para a vida”, enfatiza.

 

Primos na carreira do Direito

Durante os oito anos  de jornada no CEAT, Mathias Volken encontrou uma referência essencial na escola para aprender e construir cidadania. ‘O colégio influenciou significativamente minha carreira’, afirma ele. Mais do que os conteúdos acadêmicos, a escola  ensinou a trabalhar em grupo, colaborar, respeitar e buscar o desenvolvimento contínuo. A diferença ficou clara quando ingressou na faculdade. ‘Conceitos que para nós, alunos do CEAT, eram básicos, como trabalho em equipe e formatação de trabalhos, não eram tão comuns entre os estudantes de outras instituições.’ Mathias acredita na educação como ferramenta para a construção de uma sociedade forte. ‘Sem uma educação sólida, não conseguiremos crescer como Nação”.

O grupo de amigos de Christiano Volken Nunes é o mesmo desde a pré-escola, um reflexo da forte comunidade que se forma no colégio. Quando a informática começou a se popularizar, o CEAT  já oferecia aulas. “Eu me sentia na vanguarda”, relata ele. A escola oferecia recursos inovadores, bibliotecas bem equipadas e diversas opções de práticas esportivas. Gincaneiro por influência da escola, Christiano garante ser a gincana, uma “aula de cooperação”, em que os grupos compartilham de experiências de liderança e colaboração. A viagem, primeira experiência fora de casa, fortaleceu amizades e estreitou o relacionamento com professoras. “Momentos que marcaram minha vida”

O processo educacional foi crucial  para fortalecer a ideia de cidadania em Christiano. Ele explica: em um contexto global marcado guerras e conflitos, a educação é crucial para estimular a paz. ‘Só a educação pode consertar o mundo’, diz Christiano, ressaltando a potência do ensino: ‘Escolas como o Ceat são fundamentais para formar cidadãos responsáveis e com uma visão coletiva.

 

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