Os primeiros dias de Expovale + Construmóbil 2024, marcaram a força dos empresários, do turismo e dos negócios. Com abertura dos portões do Parque do Imigrante na quinta-feira, 7, a programação segue até domingo, 10, e de 13 a 17. Para líderes regionais, está deve ser um dos maiores eventos da história da feira e será lembrada como a “Feira da Reconstrução”.
Nesta edição, são mais de 400 expositores e um público de mais de 100 mil pessoas esperadas. A expectativa é superar os números de 2022, quando foram fechados mais de R$ 98 milhões em negócios.
“Estamos muito felizes com o resultado de todo esse trabalho”, afirma a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher. A gestora ressalta que há seis meses o Parque do Imigrante servia como abrigo para as famílias atingidas pelas cheias e, hoje, reformado, recebe a maior feira multissetorial da região.
“Quando decidimos manter a feira, não sabíamos o que estava por vir. Hoje percebemos que foi uma decisão acertada, tanto para Lajeado como para o Vale e o estado”. Gláucia diz que o município comemora este momento, mas está ciente do trabalho que ainda precisa ser feito na cidade.
O que dizem os empresários
Para o presidente do Sicredi Integração, Adilson Metz, a feira é um exemplo da junção entre cultura, entretenimento e negócios. Ele destaca a vinda de uma comitiva de Montes Claros, nova região incorporada pela cooperativa, para participar da feira. Ainda, reforça o trabalho do Sicredi no evento, com oferta de taxas especiais aos negócios fechados no parque, com o espírito, também, de auxiliar a economia regional.
Diretor da CBM Material Elétrico, Marcos Mallmann, presidiu a Construmóbil em 2017, e afirma que, de lá para cá, a união da feira com a Expovale tem sido um sucesso. Além disso, reforça o empenho dos empreendedores em participarem e fazerem um grande evento. “Temos que trabalhar para que, juntos, possamos levantar o Vale do Taquari”.
Reitora da Univates, Evânia Schneider também ressalta a importância da Expovale + Construmóbil para o desenvolvimento do Vale do Taquari. “A Univates é do Vale, então temos muito orgulho de poder participar de um evento como este, e de ver o engajamento das empresas, das organizações, do setor agrícola, todo o engajamento da população”.
A reitora ainda reforça a esperança de que o evento se torne um marco para a região, que tem sofrido com os eventos climáticos nos últimos anos, mas que sabe reconstruir.
“Se a gente fosse imaginar que agora o clima, o sentimento seria de renovação, de futuro, de grandes negócios, acho que a gente consegue deixar pra trás toda aquela situação que a gente viveu em maio e no ano passado e olhar pra frente, olhar o que vai acontecer no futuro”, destaca o diretor da Lyall Construtora e Incorporadora, Roberto Lucchese. Para o empresário, a feira mostra o tamanho do Vale.
Em evolução
Presidente da CIC VT, Angelo Fontana destaca a estrutura do evento e afirma que outras partes do estado se espelham no Vale para terem fé e esperança para a reconstrução. Segundo Fontana, o número de eventos organizados na região mostram o quanto os municípios estão crescendo e evoluindo. Ainda, ressalta o empenho da CIC, assim como de outras entidades, para a melhoria da mobilidade e infraestrutura.
“Esses dois pontos trazem um desdobramento para tantas outras áreas, do transporte escolar, da saúde, a movimentação de cargas das empresas, dentre todas as frentes. Temos que mobilizar autoridades e entes políticos para resolver os problemas que mais nos afetam no momento”.
Em um ambiente otimista e sob o tema “Caminhos para o futuro”, a união da 23ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) e da 11ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração (Construmóbil), pela segunda vez, dá origem a um evento que oferece ao público, negócios, gastronomia, cultura, lazer e entretenimento. Neste fim de semana, o evento ainda será marcado por shows e pelos encontros de soberanas.
Números da feira
- 400 expositores
- R$ 150 milhões de prospecções esperadas
- Mais de 100 mil visitantes aguardados em 8 dias de feira
- 10 lançamentos de construtoras
Locais para visitar
Espaço Lounge
Localizado na área externa, próximo à pracinha de brinquedos da parte frontal do Parque do Imigrante, o espaço possui cerca de 250 metros quadrados, com mesas, cadeiras, food trucks e cervejarias, além de música ao vivo. O Espaço Lounge, que conta com o patrocínio da Construtora Diamond, terá um horário especial, funcionando duas horas a mais do que os pavilhões comerciais. Haverá atrações com músicos locais todos os dias, das 21h às 23h, e aos sábados, domingos e no feriado, também das 17h às 19h.
Feira de automóveis
Nesta edição, ainda foi retomada a feira de automóveis, expostos aos fundos do Centro de Eventos da feira. No local, além de novidades das marcas, preços especiais e lançamentos.
Avenida do Turismo
A Avenida do Turismo está instalada no mesmo local da última edição, e neste ano, além de valorizar as potencialidades turísticas da região, homenageia as etnias que povoaram o Vale, os duzentos anos da Imigração alemã, e os 150 anos da imigração italiana. Diariamente, municípios do Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, também apresentaram seus atrativos e diferenciais.
Pavilhão da Agricultura Familiar
No Pavilhão das Agroindústrias Familiares são 50 expositores de 32 diferentes cidades que estarão comercializando delícias como cucas, pães, salames, queijos, sucos, rapaduras, geleias, entre outros itens. No local, o visitante terá à disposição artesanato rural e plantas ornamentais.