Uma boa dose de doçura é imprescindível para uma marca alimentícia ser inesquecível. A Florestal Alimentos sabe disso há 88 anos. Desde o início modesto, a empresa cresceu e hoje é reconhecida mundialmente no mercado de doces, mantendo-se presente na mente do consumidor.
Esse reconhecimento foi reforçado com o Prêmio TOP 100, que a destacou como a marca mais lembrada no segmento de “candies, balas e afins”. A empresa sabe encantar pelo gosto, sabor, pela atenção às embalagens e estratégias de marketing, que cativam crianças, jovens e adultos.
Com presença marcante no Brasil e no exterior, a marca aposta em campanhas de marketing criativas e envolventes, além de oferecer produtos de qualidade que vão além do simples consumo de uma “balinha do coração”, à experiência de um bombom trufado com brigadeiro.
Empresa adiciona conexão e experiência às guloseimas
O lançamento Choco Fofs Sticks, marshmallow coberto com chocolate, em 2023, destacou a Florestal Alimentos como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Com uma embalagem criativa e funcional, a guloseima conquistou rapidamente o paladar dos consumidores. “Nosso mercado não é disruptivo, mas sim criativo”, afirma o CEO Maurício Weiand, há 30 anos no mundo dos doces.
Weiand iniciou sua trajetória na Florestal aos 16 anos, trabalhando no laboratório da empresa. Na época, foi responsável, por separar a dosagem de ácido cítrico em potes, para deixar a bala com o gosto “azedinho”. Ele fechava centenas de potes por dia. Hoje, a tecnologia evoluiu e a empresa diversificou amplamente os sabores, oferecendo 450 tipos de produtos. Das balas de goma, muito populares nos Estados Unidos, até as balas duras, que fazem sucesso na África, a Florestal explora um mix poderoso de produtos.
Para Weiand, o diferencial da Florestal está em oferecer mais do que produtos: a empresa entrega experiências. “A Florestal se destaca pela sua história de inovação e pelo forte vínculo com a comunidade”, ressalta o CEO. Esse envolvimento é percebido em datas comemorativas, feiras e eventos, que se tornam oportunidades estratégicas para reforçar a conexão entre a marca e seus consumidores.
Durante a Páscoa, um dos períodos mais importantes para a empresa, a Florestal promoveu a Caça aos Ovos Dourados, abrindo suas portas para 120 pessoas, entre pais e filhos. “A ação foi um sucesso nas cidades onde os ovos dourados foram escondidos. As famílias ficaram encantadas ao visitar a fábrica”, conta Clari Schneider, gerente de marketing. Além dos prêmios em chocolates, os participantes tiveram a chance de conhecer o processo de produção de perto, fortalecendo os laços entre a marca e a comunidade. “É gratificante trabalhar em uma empresa que tem como objetivo levar emoções às pessoas”, conclui Weiand.
Crianças ajudam a provar os lançamentos da Florestal
Embora a Florestal Alimentos invista em tecnologia de ponta para desenvolver seus produtos, nada substitui o valor da experiência sensorial e emocional. Desde pirulitos em formato de boca até doces com tatuagens de língua, a marca se destaca pelo aspecto lúdico presente tanto no design dos produtos quanto nas embalagens e em todas as comunicações da marca. Essa abordagem não só cativa os consumidores, mas também reforça o vínculo emocional.
Para que as ideias e a criatividade possam entrar em ebulição na fábrica de doces, nas reuniões entre marketing, comercial, design e equipes, estão liberadas as guloseimas. “Temos um comitê; debatemos juntos produtos e lançamentos”, destaca Weiand. Entre uma bala e outra, nascem projetos inovadores que encantam.
Quando chega o momento de testar um produto novo, a empresa recorre a um público exigente: a meninada entra em campo. Para testar a entrada no mercado do marshmallow vamp com geleia de morango, a Florestal convidou um grupo de crianças para saborear os produtos.
Em uma sala repleta de doces na mesa, elas provaram os produtos e deram opiniões. Estavam sendo observadas de perto pelas equipes, em suas reações. A forma espontânea com que acolheram os doces e foram fundamentais para a elaboração do produto. Os doces, lançados com a pegada marketeira na linha “Haloween Eletrizante”, já são prestigiados no mercado e devem tornar a época do dia das bruxas, em um grande sucesso de vendas para a Florestal.
Balas de café são experiência premium
Se por um lado a Florestal aposta na ludicidade para atrair o público infantil, por outro, a marca também sabe conquistar os paladares mais exigentes dos jovens e adultos, com suas balas de café. O marketing criativo da Florestal determina: Brazilian Coffee, o seu cafezinho de bolso. O produto, que é visto como ícone no mercado nacional há mais de 25 anos, é a bala número 1 em vendas.