STW avança no mercado e projeta sede nova para 2025

Prêmio Top 100

STW avança no mercado e projeta sede nova para 2025

Empresa referência em robótica e automação se reergue após enchente em 2023 e mira novo momento com mudança para “vitrine” da BR-386

STW avança no mercado e projeta sede nova para 2025
STW lidera e aumenta sua lembrança de marca segundo a TOP 100 (Foto: Moisés Ruschel)

Em três edições, três vezes a marca mais lembrada no segmento de robótica e automação. Prêmio que é motivo de orgulho para a STW. A empresa, com 19 anos de atuação no mercado, comemora a expansão mesmo após enfrentar o momento mais difícil de sua história.

Com sua antiga sede afetada severamente pela enchente de setembro de 2023, a STW planeja a construção de um novo espaço, às margens da BR-386. Com uma área de 7,5 mil metros quadrados, a nova planta será projetada para acomodar o crescimento contínuo da empresa.

Conforme o sócio-diretor, Carlos Eduardo Pichler, a STW hoje atende não só o mercado nacional, mas também alcança outros países. “Através de parceiros chegamos a Argentina, Cuba, Coréia do Sul e Vietnã”, destaca. A empresa projeta um crescimento na exportação de suas soluções através dos chamados AGVs, também conhecidos como veículos autoguiados.

Os AGVs fazem parte da divisão de robótica da marca, que também inclui soluções em células robóticas e armazéns automáticos. A divisão de tecnologias por sua vez, abrange soluções em automação, elétrica, NR-12 e MES3 (plataformas de gerenciamento.

Fortalecimento

Desde a inundação de setembro de 2023, a rotina da STW mudou. O prédio localizado na rua Bento Rosa, no bairro Hidráulica, foi completamente danificado. E a empresa tomou uma dura, mas necessária decisão: a de deixar o seu antigo endereço. Um movimento certeiro, lembra Pichler.
“Nós fomos a única empresa do Vale a, de certa forma, se antecipar à enchente histórica. Conseguimos minimizar as perdas. Tivemos a atitude de não voltar ao mesmo lugar. Não queríamos mais passar por isso. Achamos um espaço que comporta a nossa necessidade atual”, frisa.

A STW está instalada hoje em um prédio de 2 mil metros quadrados ao lado da Gráfica Cometa, no bairro Campestre. Os episódios recentes, segundo Pichler, fortaleceram tanto a empresa quanto a equipe. “Percebemos isso. Todo mundo pegou junto. Ao mesmo tempo em que a enchente é uma tragédia, ela traz aprendizados, e tem que saber lidar com essa circunstância, transformando-a em algo positivo”.

Vitrine e futuro

Para os próximos anos, Pichler projeta um crescimento na área de intralogística, por meio das iniciativa sem P&D (pesquisa e desenvolvimento) voltadas para a divisão de robótica. Já a nova localização é vista com entusiasmo para o futuro da STW.

“A área que pegamos, vai ser possível ver a nossa sede a uns 2, 3 quilômetros de distância. Isso é muito positivo. Mas o principal é o acesso do cliente. Vai ser muito prático para acessar. As pessoas estão vindo numa empresa de tecnologia do início ao fim, e esse é o nosso posicionamento”.

Além da sede em Lajeado, a STW tem uma filial em Toledo, no Paraná, dentro do complexo Biopark, além de um posto avançado em Ponta Grossa, no mesmo estado, e também um escritório comercial em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Acompanhe
nossas
redes sociais