Inovação, sustentabilidade e amor pelo sorvete são marcas da Sorvebom. A empresa, que iniciou em 1983, como uma pequena sorveteria, se tornou um dos principais pontos de encontro de Lajeado e região e foi reconhecida, mais uma vez, como a marca mais lembrada no Vale no segmento de sorvetes.
O reconhecimento está na expansão da empresa, sem perder as origens, além da oferta de novos produtos e a atenção ao meio ambiente. Diretor da empresa familiar, Martin Eckhardt destaca os grandes planos para o futuro da Sorvebom, sem deixar de lado o propósito da marca: criar sabores e experiências que transformam a vida das pessoas.
Entre os pilares da empresa, se destacam a excelência, responsabilidade, integridade, inovação e paixão pelo trabalho. No relacionamento com o cliente, a base é o respeito, a proximidade e a confiança.
“Olhamos para o futuro com consciência e vontade de fazer sempre o melhor, sem perder a tradição”, reforça Eckhardt. O empresário ainda destaca que todos os produtos são feitos com ingredientes selecionados e rigorosos controles no processo produtivo, proporcionando a segurança dos alimentos e sustentabilidade no processo de fabricação garantidos pela Certificação Internacional em Segurança de Alimentos FSSC 22000.
Em expansão
Há mais de 40 anos no mercado das delícias geladas, a Sorvebom trabalha para produzir sorvete de qualidade. Hoje, já são mais de 2 mil pontos de venda no Rio Grande do Sul, quatro lojas próprias em Lajeado, e franquias em Tramandaí e Capão da Canoa.
A instituição gera mais de 100 empregos diretos e possui uma fábrica de mais de 4 mil metros de área construída. Hoje, a produção pode chegar até 5 mil litros de sorvete e 5 mil picolés por hora.
“Desde a fundação, a Sorvebom tem em seu DNA a busca constante pelo que é novo e que faça a diferença para o negócio, para o meio ambiente e para os clientes e consumidores”, afirma Eckhardt.
Trajetória
Ao longo dos anos, a empresa se destacou por inovar em diferentes áreas dentro do negócio de sorvetes. Em 1990, por exemplo, a Sorvebom apresentou o primeiro cardápio de taças do Rio Grande do Sul e, quatro anos depois, o primeiro buffet completo de sorvetes.
Já em 1997, adquiriu o primeiro veículo com carroceria com placas eutéticas do Brasil, que acumulam frio de até -35 graus e iniciou a produção de sorvetes em potes de 2 litros para distribuição em supermercados.
Em 2007, recebeu o Prêmio Inovação Tecnológica da 8ª Jornada Gaúcha do Sorvete da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel), pela produção livre de gordura trans em todos os seus produtos. A empresa também foi reconhecida como a primeira indústria do RS no setor de sorvetes a receber a Certificação do Sistema de Gestão Segurança de Alimentos ISO 22000.
Os anos seguintes ainda foram marcados por inovações em lançamentos de produtos, como o sorvete sabor churros e o primeiro picolé e sorvete Unicórnio do país. Ainda, lançou produtos e sabores diferenciados em colaboração com outras marcas como a Tortaria da Neusa, o Quiero Café e, mais recentemente, a Neugebauer, com o Sorvete de Doce de Leite Mu-Mu.
Com a inovação e a vontade de se desenvolver sempre presentes, nos planos da empresa ainda estão outros projetos que permitem que a marca se consolide ainda mais, não apenas na região, mas no país.