Obras da ponte entre Boa União e São José avançam

ESTRELA

Obras da ponte entre Boa União e São José avançam

Lajes foram colocadas nesta semana. Estrutura está em fase final de construção e entrega está prevista para dezembro. Cronograma precisou ser adequado em função das cheias

Obras da ponte entre Boa União e São José avançam
Instalação das lajes ocorreu nesta semana. Preparação dos aterros laterais iniciam na metade do mês (foto: divulgação)
Estrela

Avança mais uma parte das obras de construção da nova ponte entre os bairros Boa União e São José. A instalação das vigas de concreto, para sustentação da estrutura, foi finalizada durante a semana, com posterior instalação das lajes. Após adequações no projeto e estudos hidrológicos sobre o Arroio Boa Vista, a entrega da estrutura está prevista para o dia 15 de dezembro.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Andressa Traesel, a construção da estrutura chega à fase final. “A partir de agora começa a ser trabalhado o restante da estrutura. Até a metade de novembro iniciam os aterros laterais”, comenta.

O içamento dos materiais de concreto foi feito com apoio de caminhões de elevação de carga. Ao todo, foram nove vigas para quatro pilares, colocadas em meio a estrutura já montada sobre o Arroio Boa Vista.

A partir da liberação do fluxo entre as duas localidades, ciclistas e pedestres também poderão utilizar a travessia. As intervenções iniciaram em abril de 2023, com a retirada da antiga ponte e bloqueio no acesso à via. O investimento na nova ponte é superior a R$ 8 milhões.

Adequação do projeto

Além de avaliar a estrutura da ponte sobre o Arroio Boa Vista, também foi necessário adaptar o projeto aos cálculos na última inundação e fazer a análise do solo nas proximidades, visto que a obra ficou completamente submersa.

Os projetos iniciais foram elaborados com base nas cotas dos últimos 100 anos. Após a cheia de setembro, foi ajustado para 31 metros de altura. No entanto, foi novamente adequado para uma cota de 23 metros, porém com uma estrutura mais robusta para suportar a força da água. A alteração foi feita para garantir a vazão do Arroio Boa Vista.

Sobre a ponte

A travessia terá passagem para pedestres e ciclistas, uma vez que será o ponto inicial da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. São duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas com largura de 3 metros e calçada de passeio com 1,2 metro.

A ponte antiga, feita em ferro e madeira, tinha cerca de 70 anos. Com apenas uma pista, tinha capacidade limitada para a passagem de veículos, especialmente os de maior porte.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais