Está em análise na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano os projetos para pavimentação dos acessos à Ponte do Exército, estrutura temporária construída sobre o Rio Forqueta. A intenção dos municípios de Lajeado e Arroio do Meio é buscar recursos do governo gaúcho para a obra.
As propostas contemplam os 1,9 quilômetro de pista de chão batido da rua Romeu Júlio Scherer, no lado lajeadense, e os 500 metros da estrada de Linha Umbu, no perímetro arroio-meense, além do recapeamento do trecho de um quilômetro da Estrada Geral de Forqueta Baixa. O custo estimado, para todas essas obras, é de R$ 10 milhões.
Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa da pasta, que é comandada pelo ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, foi confirmado o recebimento dos projetos, que agora passarão por avaliação. A intenção é que o recurso seja liberado o quanto antes para execução dos trabalhos nos dois municípios.
“O projeto total está avaliado em aproximadamente R$ 10 milhões. As propostas estão sendo analisadas por técnicos da secretaria e serão apresentadas ao comitê do Plano Rio Grande para captação do investimento”, destaca a nota.
Em princípio, com a liberação do recurso, os municípios ficariam responsáveis apenas pela abertura de processo licitatório. O desejo de Mallmann é de que a obra fique pronta ainda no primeiro semestre de 2025.
Leia também: Moradores protestam e cobram melhorias na Romeu Júlio Scherer
Reclamações
Do lado de Lajeado, o acesso à ponte temporária é alvo frequente de reclamações de motoristas por conta das más condições. A Romeu Júlio Scherer, que cruza os bairros Olarias e Planalto, era pouco utilizada até a abertura da via em direção às margens do Rio Forqueta para possibilitar a ligação com o município vizinho.
Conforme o secretário municipal de Obras, Cassiano Jung, uma das principais queixas da população é quanto à poeira. Isso motivou, inclusive, um protesto de moradores no fim da tarde de ontem. “Temos feito o possível para dar condições àquela estrada, inclusive colocando caminhão-pipa naquele local para ir molhando a estrada, comenta.
Inaugurada em setembro, a Ponte do Exército é a alternativa para a travessia de veículos pesados que não podem utilizar a Ponte de Ferro. Desde então, a responsabilidade da manutenção do trecho está a cargo da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que, em paralelo, executa a construção da nova ponte da ERS-130, substituindo a estrutura que caiu durante a enchente de maio.