Está definida a empresa que vai restaurar e transformar em centro cultural com multiplaco, prédio histórico no centro de Venâncio Aires. Para a obra serão investidos cerca de R$ 480 mil a partir de financiamento obtido junto à Caixa Econômica Federal. A obra, a ser executada em até oito meses, ficará sob a responsabilidade da empresa Laufferte Construção e Serviços Ltda, de Porto Alegre. O resultado está homologado e agora segue para a assinatura do contrato.
O prédio, em estilo arquitetônico neogótico, típico da época de sua construção, foi edificado em 1920. O intuito do investimento é preservar a estética do prédio, ao restaurar as fachadas, mas reestruturar por completo o seu interior. As telhas de barro, por exemplo, vão dar lugar a uma cobertura metálica, com isolamento acústico. A ideia é que o auditório tenha capacidade para acomodar mais de 100 espectadores.
A edificação pertenceu de forma inicial a Arthur Selbach. Até a década de 1940 tinha a finalidade residencial, mas depois que o Estado adquiriu o prédio, passou a funcionar no local, a partir de 1955, posto de saúde. Em 1983, a edificação passou a ser propriedade do Município de Venâncio Aires. Desde então abrigou um núcleo da cultura e diferentes secretarias municipais.