Há mais de 86 anos no mercado, a Cooperativa Arla tem trajetória marcada pela inovação e resiliência. A empresa foi fundada como Associação Rural, em 24 de setembro de 1938, em Lajeado, e tinha como objetivo o associativismo, buscando o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
Nas suas mais de oito décadas de atuação, a entidade evoluiu de uma associação de produtores para uma cooperativa moderna, que hoje desempenha um papel essencial no agronegócio da região.
A trajetória da Arla é um reflexo das mudanças do cenário agrícola no Brasil ao longo do tempo. Na década de 1960, com a criação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR), muitas associações foram extintas. A entidade, no entanto, adotou um modelo de cooperação: a parte social foi entregue ao STR, enquanto a Arla focou na gestão comercial e de negócios.
Ao longo dos anos, a cooperativa diversificou as atividades e ampliou o apoio aos produtores, oferecendo não apenas insumos, mas também assistência técnica e financiamento para garantir a produção agrícola.
Uma das inovações mais marcantes ocorreu em 2010, quando foi fundada a Coopervale, uma cooperativa de grãos criada para atender à crescente demanda de armazenamento e comercialização de produtos. Até então, a Arla apenas fomentava a produção, sem a capacidade de adquirir os grãos diretamente dos agricultores. “A Coopervale solucionou esse problema, construindo silos para armazenar e comercializar a produção de soja, milho, trigo, entre outros grãos”, destaca o presidente da cooperativa, Orlando Stein.
O empresário conta que a Coopervale cresceu, enquanto a Arla, como associação, enfrentava desafios com a mudança na tributação e o desinteresse de novos associados. Em 2017, após um processo de transição no Brasil, a Arla transformou-se oficialmente em cooperativa. Essa decisão estratégica permitiu a integração completa da Coopervale, unificando as operações sob um único guarda-chuva e dando à nova Cooperativa Arla mais robustez e capacidade para enfrentar os desafios do mercado.
Qualificação
Hoje, a Arla é uma das principais cooperativas da região, com atuação em cidades como Boqueirão do Leão, Vale Verde e General Câmara, e silos com capacidade de armazenamento de até 40 mil toneladas.
Além disso, Stein destaca que a cooperativa tem expandido sua atuação na produção de rações e no fornecimento de insumos para os setores de aves, suínos, bovinos e produtores de grãos. Ao todo, são mais de 70 municípios da região atendidos pela empresa, 220 colaboradores e mais de 3 mil associados.
O presidente da cooperativa garante que a visão da Arla para o futuro está centrada na inovação e expansão. Um exemplo é a construção de um novo centro de distribuição em Cruzeiro do Sul, com 5,5 mil metros quadrados, que permitirá à cooperativa aumentar ainda mais sua capacidade logística. Outro projeto em fase de desenvolvimento é a construção de novos silos em Doutor Ricardo, reforçando a capacidade de armazenamento de grãos na região.
Com mais de 25 técnicos atuando diretamente no campo, a Arla continua a investir na qualificação da equipe e no atendimento personalizado aos associados.